Você certamente já ouviu expressões do tipo: “só damos valor quando perdemos”, “só queremos o que não podemos ter” e “cavalo selado não passa duas vezes”. São frases clássicas que reforçam o quanto devemos aproveitar boas oportunidades quando elas aparecem. É justamente onde se enquadra o assunto de hoje, uma estratégia de vendas que gera um senso de urgência no cliente – de modo que aumentem as vendas e o valor agregado do produto. Siga nossas dicas e venda mais com o Marketing de Escassez!

É comum vermos em e-commerces ou sites da viagem, por exemplo, que determinado item possui “somente uma unidade disponível”. Essa informação funciona como gatilho mental, capaz de mover as pessoas e incentiva-las a tomar atitudes por medo de perder algo muito bom ou raro. A perda, entretanto, gera frustração. O medo do arrependimento é um sentimento capaz de impulsionar, de forma mais eficaz, a tomada de decisão. 

Primeiramente, é claro, você precisa despertar o interesse do seu cliente para o produto. Chamar a atenção, torná-lo importante aos olhos do comprador. O marketing de escassez somente funciona quando o cliente acredita, de fato, que pode perder um produto que deseja, que seja importante e que fará a diferença pra ele.

Porém, se mal utilizado, ele naturalmente não funciona. De nada vale você despertar “terror” no seu cliente falando que é o último produto em estoque e depois, magicamente, surgirem dezenas de novas unidades. O marketing de escassez é sobre aproveitar a oportunidade, e não sobre criar falsas situações que podem ser descobertas depois.

Aqui na Veggi, por exemplo, temos falado muito sobre isso e de maneira aberta com nossos clientes. Em decorrência da alta demanda e da explosão de vendas, nosso prazo de produção aumentou consideravelmente e as entregas, consequentemente, atrasaram. Para não correrem riscos, muitos clientes tem feito a programação para o fim do ano – e, deste modo, não ficarão sem mercadoria para as festas de fim de ano. Mas quem não se planejar com antecedência, infelizmente pode não conseguir os produtos que deseja. 

Isso é um gatilho que você pode utilizar também com seus clientes. Com todo o desenrolar da pandemia e a venda de pijamas sendo a bola da vez, incentive o seu cliente a encomendar, a comprar com antecedência e a aproveitar a oportunidade. Crie o hábito de, em seu negócio, sempre evidenciar para o público as vantagens dos produtos, seus benefícios e o quanto seu cliente será diferenciado se possuir determinado item.

Quer melhorar suas vendas? Leia mais dicas de marketing no blog da Veggi e aumente a autoridade da sua loja!