Considerada uma das principais datas para os lojistas aquecerem suas vendas e para os consumidores encontrarem boas ofertas, a Black Friday 2023 será realizada no dia 24 de novembro. Explorada tanto no comércio físico quanto digital, a Black Friday promete uma retomada neste ano, já que em 2022, o e-commerce teve um faturamento de R$ 6,15 bilhões, representando uma queda de 23% em comparação com 2021- segundo relatório da Confi.Neotrust -, muito em função do impacto da realização da Copa do Mundo no mesmo período e da diluição das promoções ao longo do mês. Pensando nesse impacto, separamos abaixo 10 dicas chave para você se preparar para a Black Friday 2023!

1. Planeje com antecedência e atenção

Selecione os produtos que serão promocionados — mercadorias com uma melhor margem de lucro ou itens parados no estoque, por exemplo — e calcule quanto você pode oferecer de desconto sem gerar prejuízo para o negócio. Vale lembrar que as promoções de Black Friday devem ser significativas, com preços agressivos. A ideia é baixar as margens e ganhar no volume. O planejamento estratégico é fundamental para que você defina a melhor tática comercial, as ações de divulgação e os prazos.

2. Esteja alinhado com seus fornecedores

Também relacionado com o planejamento, é necessário manter uma comunicação ativa e antecipada com seus fornecedores externos. Desse modo, você evita atrasos no recebimento dos produtos e ainda pode obter preços mais vantajosos, uma vez que provavelmente vai comprar um número maior de itens.

3. Aprenda com o passado

Analisar o histórico de vendas de suas lojas físicas e/ou do seu e-commerce nas edições passadas é uma ótima alternativa para identificar as ofertas que costumam apresentar o melhor desempenho.

4. Esquenta Black Friday

Muitas vezes intituladas Black Week e a Black November, as promoções ao longo da semana ou do mês de novembro são excelentes oportunidades para engajar o público em um período maior de tempo. Globalmente, segundo a Criteo, as vendas aumentam 66% durante todo o mês de novembro, mostrando a força da data e o potencial do mês inteiro.

5. Benefícios extras

Estratégias de venda que ofereçam outras vantagens ao consumidor além dos descontos da data tendem a impulsionar ainda mais as vendas. Brindes, descontos cumulativos e frete grátis – que representaram 64% das compras brasileiras no ano passado – tendem a ser grandes diferenciais.

6. Divulgação

Lembre-se de que nada adianta ter produtos de qualidade com preços atrativos, mas pecar na divulgação. Para garantir a visibilidade das suas ofertas é essencial criar uma campanha de Black Friday para divulgar as suas promoções. Lembre-se que durante o período que cerca o evento, anúncios pagos de Google Ads e Facebook Ads costumam ficar mais caros em função da alta concorrência. No entanto, mesmo que seu orçamento seja menor, ainda é possível investir em outras estratégias de marketing, como e-mail marketing, redes sociais, parcerias com influenciadores, live commerce e SEO.

7. Crie uma história e engaje seu público

Mergulhe nos feedbacks dos consumidores para entender o que eles mais têm perguntado sobre determinados produtos. Com estas informações você pode criar um conteúdo específico sobre a data e distribui-lo nos canais mais acessados por eles. Entrar em uma nova rede social onde você identifique uma maior participação do seu público-alvo, incluir uma seção de FAQ para perguntas recorrentes à Black Friday ou desenvolver um projeto envolvendo informações sobre a trajetória da marca são algumas das alternativas.

8. Prepare-se para trocas e devoluções

A realização de compras por impulso durante a Black Friday pode levar a um alto volume de trocas e devoluções após o evento. Dessa forma, estabeleça uma política de trocas e devoluções transparente para evitar problemas no pós-venda.

É fundamental deixar claro para o consumidor em quais casos ele pode trocar ou retornar um produto comprado no evento e quais são os procedimentos que devem ser seguidos para fazer essa solicitação. Lembrando sempre de respeitar os direitos do consumidor!

Oferecer uma experiência positiva de logística reversa, no caso dos e-commerces, ajuda a garantir a satisfação e a fidelização dos clientes.

9. Invista em atendimentos de qualidade

Black Friday não é apenas sobre oferecer descontos incríveis; é também sobre proporcionar uma experiência de compra excepcional. E o atendimento ao consumidor desempenha um papel crucial nisso. Durante este período, é provável que sua loja receba um volume maior de consultas, dúvidas e até mesmo reclamações.

Portanto, esteja preparado!

Invista em treinamento para sua equipe de atendimento ao cliente, garantindo que eles estejam bem informados sobre as promoções, políticas de devolução e quaisquer outras informações relevantes. Considere também estender o horário de atendimento durante a Black Friday e disponibilizar canais de comunicação adicionais, como chat ao vivo ou suporte via redes sociais.

Lembre-se: uma experiência de atendimento positiva pode ser o diferencial que fideliza um cliente à sua marca. Além disso, clientes satisfeitos tendem a compartilhar suas experiências positivas, o que pode resultar em mais vendas e uma reputação fortalecida no mercado.

10. Meios de pagamento

Oferecer diversos meios de pagamento é uma boa estratégia para quem deseja vender para públicos variados. Seja por meio do cartão de crédito, boleto bancário, pix ou transferências, é importante que no e-commerce o visitante tenha acesso a essa informação tão logo chegue à página e que se sinta seguro quanto ao uso e à inserção de dados pessoais. Outra alternativa aqui é oferecer descontos nas compras à vista ou em dinheiro, instigando ainda mais o consumidor.