O WhatsApp Business apresenta uma série de funcionalidades para turbinar o seu negócio tais como: Apresentar informações importantes sobre horário de funcionamento, catálogo de produtos e até mesmo a localização da sua empresa. Uma das funções mais utilizadas é a resposta automática para as perguntas, agilizando o atendimento e melhorando a experiência.

A seguir separamos algumas dicas de como criar e configurar a sua Conta WhatsApp Business de uma forma dinâmica para utilizá-lo da melhor forma para vender mais:

Perfil no WhatsApp Business:

O perfil é a primeira imagem que o cliente terá da marca, nesse momento é necessário passar profissionalismo e confiança. Veja como configurar os itens do seu perfil:

  • Imagem de perfil: Opte por utilizar uma imagem profissional, como o logotipo da marca. Evite fotos de baixa qualidade ou fotos pessoais;
  • Nome: Coloque o nome fantasia da marca;
  • Descrição da empresa: De forma objetiva e utilizando o tom de voz da marca, escreva um resumo do produto/serviço oferecido;
  • Endereço: Coloque a localização exata da loja física, caso não possua espaço físico, se possível ainda coloque a localização da empresa, colabora para passar confiança;
  • Categoria: O próprio aplicativo oferece opções para preencher a sua categoria como “Roupas e Vestuário”, “Acessórios” ou “Loja de calçados”;
  • Horário de atendimento: Preencha com o período que há atendimento disponível;
  • Site e redes sociais: Adicione o site onde há possibilidade de comprar os produtos on-line (podendo ser marketplaces, caso não possua um e-commerce próprio). Para as redes sociais, há disponibilidade de adicionar Facebook e Instagram.WhatsApp Business Perfil

Catálogo de Produtos:

Um dos recursos mais importantes do aplicativo, o catálogo permite que a empresa disponibilize imagens e informações dos produtos. Essa função colabora para a autonomia do cliente, facilitando a sua pesquisa e consequentemente tornando o atendimento mais ágil, eliminando dúvidas sobre informações que podem ser adicionadas no catálogo.

Foque em trazer a maior diversidade de imagens do produto possível – como fotografia em modelos, detalhes e até vídeos. Lembre-se de manter os valores atualizados e de retirar do catálogo produtos que já estejam esgotados, para não criar uma frustração no cliente.

Mensagens Automáticas:

As mensagens automáticas colaboram para não deixar o cliente esperando por resposta, principalmente no primeiro contato. Essa automatização também colabora para agilizar o atendimento, pois além da saudação é possível direcionar o seu cliente, adiantando a solicitação de algumas informações que são necessárias para o atendimento. Exemplo:

Olá, tudo bem? Somos a XXX e já iremos te atender! Para agilizar o atendimento, nos envie o seu nome completo e por que está entrando em contato com a nossa loja. 

A configuração desse recurso é feita no próprio aplicativo. Selecione o Menu > Configurações da empresa > Ferramentas de mensagem.

Marcadores:

Adicione marcadores nas conversas. Eles são etiquetas disponíveis no aplicativo que permitem categorizar as mensagens. Você pode usar a função, por exemplo, para separar os pedidos em “pago”, “pendente” e “finalizado”.

WhatsApp Business Marcadores

Estratégias para vender

Lista de transmissão

Evite grupos de Whatsapp e invista em listas de transmissão. É importante pedir a permissão do cliente para incluí-lo na sua lista e aproveite para enviar promoções e lançamentos.

Nas mensagens da lista de transmissão, tente sempre manter a objetividade e adicionar imagens para chamar a atenção dos consumidores e cuidado para não exagerar na quantidade. Veja um exemplo abaixo:

WhatsApp Business Transmissão

Status

A função dos status ainda é muito acompanhada pelos que utilizam o aplicativo. Aproveite para criar conteúdos semanalmente para a ferramenta, incluindo imagens que chamem atenção. Uma dica é que pelo formato, é possível reaproveitar o conteúdo postado nos stories do Instagram e Tik Tok para as postagens.

O ideal é usar a função com intuito comercial, postando promoções e novidades da loja.