O Dia das Crianças é um grande impulsionador de vendas para o mês de outubro, afinal, é hora de presentear os pequenos, sejam eles filhos, afilhados, sobrinhos, netos, etc.

Mesmo que a criança não seja o público comprador – ou seja, o que paga pelos produtos – é importante que as lojas sejam criativas e se preparem estrategicamente para potencializar suas vendas atraindo os consumidores despertando interesse e desejo de compra.

Por que é importante se preparar com antecedência?

A melhor forma de obter sucesso nas vendas do dia das crianças é por meio do planejamento prévio. Sendo assim, organize suas estratégias, defina um orçamento para as ações, pense na precificação, treine a sua equipe e planeje tudo com calma.

Além disso, também é importante tomar alguns cuidados, por exemplo:

  • estude a concorrência e o mercado;
  • planeje e controle o estoque;
  • crie campanhas específicas para as redes sociais;

Preparamos algumas dicas importantes e estratégias para potencializar as vendas no dia das crianças:

1. Prepare a fachada da sua loja para o Dia das Crianças

Antes de mais nada, é preciso pensar em como atrair clientes para o Dia das Crianças já na fachada da loja. Nesse caso, vale a pena investir em uma decoração lúdica e que tenha ligação com os tipos de produtos que você vende na loja. Na calçada, caso haja espaço, vale colocar um wind banner, balões, lousas manuscritas, etc para sinalizar e informar aos clientes que a loja está com promoções e surpresas para o Dia das Crianças.

Invista na fachada da sua loja para atrair possíveis clientes para sua loja!

2. Invista em uma vitrine criativa e interessante

A escolha do tema para a Vitrine do Dia das Crianças, pode estar relacionado com os seus produtos, como também pode ser criado um momento que remeta a data. O tema ou momento escolhido para compor sua vitrine tende a proporcionar para os pequenos ou para quem compra para presentear, uma experiência positiva e um desejo de consumo que tem grandes chances de se converter em vendas.

Para realçar os produtos que estão expostos em sua vitrine, nada melhor do que uma iluminação adequada para eles. Além de realçar e dar mais valor ao produto, a iluminação também é responsável por atrair a atenção dos consumidores quando usada corretamente.

Com o objetivo de criar uma Vitrine de Dia das Crianças mais atraente aos olhos dos clientes, a iluminação tem que ser aplicada com cuidado. Ou seja, sem deixar os produtos sobrecarregados, evitando assim uma vitrine poluída visualmente e cansativa.

3. Crie pontos focais estratégicos

Pontos focais, são espaços na sua loja que ganham destaques. Além de atrair mais clientes para a parte interna do seu negócio, eles também são responsáveis pelo aumento das vendas. Eles fazem com que seus clientes percorram por toda sua loja, conhecendo assim todos os seus produtos.

Crie pontos focais em sua loja de acordo com o caminho que você deseja que seus clientes trilhem e com os produtos expostos que mais precisam ser vendidos. Por exemplo: um mesão central com produtos da linha infantil, decorados com balões e algumas guloseimas.

Crie pontos focais para guiar o seu cliente no interior da sua loja influenciando a conversão do produto correto

4. Crie ações de marketing de experiência dentro da loja

O marketing de experiência é uma ótima maneira de encantar e fidelizar clientes. Trata-se de estratégias que despertam boas sensações e emoções nos clientes, aumentando a percepção positiva das marcas.

No Dia das Crianças, é possível despertar várias emoções nos clientes, como alegria, nostalgia,  etc. Aliás, isso é possível mesmo que a sua loja não venda produtos específicos para crianças.

Separe um cantinho na loja para deixar as crianças vivenciarem o marketing de experiência!

Vale distribuir pipoca, algodão doce, contar histórias, contratar animadores vestidos de personagens infantis. Tudo para fazer a alegria da garotada e deixar os pais e responsáveis à vontade para fazer as compras.

Distribuir pipoca e algodão doce é uma excelente estratégia para atrair os consumidores mirins e seus responsáveis para sua loja!

5. Faça promoções especiais para o público consumidor da loja

Enquanto os pequenos se divertem nas ações de marketing de experiência do Dia das Crianças, os adultos também precisam ser estimulados a comprar.

Por isso, não deixe de pensar em promoções especiais para essa data, tais como:

  • grandes descontos;
  • combos promocionais de produtos;
  • sorteios;
  • brindes mediante compra, etc.

6. Divulgue ações promocionais nos canais digitais

Não se esqueça de investir na divulgação das ações de Dia das Crianças da sua loja. Anuncie em todos os canais online e offline possíveis, tais como:

  • redes sociais;
  • site e blog da loja;
  • aplicativos de mensagens;
  • SMS;
  • e-mail;
  • Google Meu Negócio;
  • banners no PDV.

Além disso, analise o histórico de clientes da loja e envie antecipadamente cupons de desconto para eles utilizarem nas compras do Dia das Crianças.