Conquistar e cativar o cliente é uma tarefa mais fácil quando se tem uma loja atraente, confortável, bonita e bem organizada. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP mostrou que uma simples melhora na comunicação visual pode alavancar as vendas de 12 a 40%. Não há como negar que um visual atraente é o primeiro passo para atrair um potencial cliente à sua loja.

A ideia é valorizar os seus produtos, deixando-os em destaque dentro do ambiente da loja– e vitrine–, trazendo melhores resultados nas vendas. Por conta disso, é fundamental que o lojista tenha em mente a importância de trabalhar o visual da loja e de destacar-se em relação à concorrência. Esse tipo de ação é chamada de visual merchandising, cujo objetivo é  deixar tudo na sua loja de um jeito mais atraente, apresentável, de forma a convencer o cliente a entrar, comprar e, principalmente, retornar à loja.

As vitrines são ótimas ferramentas de marketing; elas são responsáveis por cerca de 70% das vendas. Elas devem mostrar os melhores produtos da loja, além de ter a função de chamar a atenção deles em poucos segundos. Para que os produtos também ganhem o destaque merecido, a iluminação deve ser bem trabalhada. Fazendo isso, ela pode destacar o que se deseja e disfarçar partes da loja que não são tão favoráveis.

Indo além, preparamos neste artigo dicas valiosas para que você melhore ou até mude a aparência de sua loja para impactar mais sua clientela.

Veja abaixo as dicas:

1 – Análise da loja: O processo de análise do negócio é complexo, com várias etapas. Antes da execução, é preciso pensar, estudar, visitar fornecedores de elementos de comunicação visual, desenhar e produzir tudo o que será feito.  Leve em conta seu público e mix de produtos.

2 – Deixe em destaque seus produtos: produtos com boas oportunidades de preço e com grande volume de grade, normalmente devem estar em destaque na área principal da loja e devem ser expostos e precificados de maneira que atraiam a atenção do cliente. Já produtos com preços mais altos vão despertar a atenção do cliente através de uma coordenação bem elaborada na parede ou nos manequins. Separe também as roupas por categoria na área de loja.

3 – Exponha produtos que tenham relação de uso: Para melhores resultados nas vendas e para exposições mais atrativas, aposte na venda adicional de peças. Por exemplo: crie sugestões de looks completos.

 4 – Movimente os produtos: É importante que a loja, seja ela pequena, média ou grande, esteja sempre com cara nova em relação à exposição de produto. Ao receber produtos novos, deixe esses em destaques na visão principal do cliente e, os mais antigos, devem ser movimentados para outras áreas.

5 – Comunicação visual na exposição: Promoções, lançamentos, eventos, oportunidades de preço e de pagamento devem ser sempre informados ao cliente. Crie peças de comunicação visual atrativa e que fiquem ao alcance da visão do consumidor.

6 – Organize seus produtos e lucre mais: E como o trabalho não é só de embelezamento do ponto de venda, é preciso descobrir o que é mais lucrativo para a loja, como precificar e sinalizar produtos, pensar sobre formas de organização do mobiliário, de acordo com o tamanho total do espaço e do orçamento. Pense em cores, distribuição de produtos, metragens e outras técnicas de exposição, como iluminação, proporções, coordenação de pontos focais e área nobre do ponto de venda.

7 – Cuide da primeira impressão: Lembre-se de que o seu cliente será atraído, primeiramente, por elementos exteriores à sua loja. Por isso, verifique se a sua fachada está bem conservada, sem pintura descascando ou marcas antigas de mofo e poeira. Tome cuidado também com os letreiros e informações disponíveis na entrada da loja de roupas. Outro fator importante e, com certeza, essencial para a atração de clientes ao seu negócio é a vitrine. Ela pode ser temática, colorida, no entanto, seja moderado nos elementos utilizados.

8 – Dê destaque aos itens de comunicação visual da loja de roupas: A disposição e qualidade das luzes na sua loja de roupas pode enfatizar as peças mais lucrativas ou ocultá-las do público. Por isso, ter atenção ao tipo e variedade de iluminação do estabelecimento é fundamental. A luz amarela, por exemplo, pode esconder detalhes relevantes de algumas peças, enquanto a luz branca pode destacar esses aspectos e estimular a venda de peças mais caras e sofisticadas.

9 – Seja prático e agradável: Por se tratar de loja de roupas, preste atenção quanto à disposição e limpeza dos provadores. Esses locais devem ter espelhos grandes, bancos ou cadeiras confortáveis, iluminação e climatização de qualidade. Já os banheiros devem ser sempre limpos e arejados.

10 – Invista em material de PDV: Materiais no ponto de venda devem chamar a
atenção para certos itens ou para comunicar condições especiais de preço. Adesivos (de parede ou de chão), cartazes, faixas de gôndolas, banners, stoppers e displays (de chão ou de balcão) podem estar expostos na loja para influenciar e informar o cliente. Você também pode investir nas embalagens e sacolas da loja.

11 – Música Ambiente: Pense em tocar uma música interessante, que tenha conexão com o seu público-alvo — lembre-se de levar em conta a localização e o público da loja. Esteja atento,ainda, ao volume do som: a ideia é fazer com que o cliente se sinta confortável.

12 – Seu logotipo deve ser harmônico: Pense na tipografia (fonte) adequada à personalidade do seu empreendimento, combine-a com um jogo de cores e boa legibilidade. É preciso compreender o que está escrito. O bom senso e o capricho atrairão os olhares das pessoas.

 

Capriche muito no visual merchandising de sua loja e arrase na vendas!