O primeiro passo é você conhecer o público-alvo de sua loja. Após isso, você poderá ter mais certeza das peças a serem vendidas  em sua loja. Com base nisso, será mais fácil definir com qual mix de produtos  trabalhar.  Você irá captar com mais clareza se vale investir em novas tendências ou se é melhor escolher produtos atemporais, ou seja, os clássicos.

Neste artigo, vamos passar algumas dicas para ajudar você a decidir de uma forma mais consistente sobre o  portfólio de mercadorias que a sua loja irá oferecer aos seus  consumidores.

Por que o mix de produtos é importante?

A razão de uma loja existir é simples: atender sua clientela da melhor maneira possível e, ao mesmo tempo, dar retorno para o lojista, ou seja, ser um negócio lucrativo.

Quando os clientes vão à sua loja e não encontram o que procuram, eles podem simplesmente buscar no corrente e até não voltar mais. Portanto, sem um mix de produtos bem estabelecido, sua loja pode ter problemas.

Quando os produtos se complementam, a tendência é que o ticket médio do seu negócio se eleve Uma analogia simples: quando você vai ao mercado repare que perto do café sempre há itens como açúcar, chás, cereais, ente outros. Ou seja, são grupos de mercadorias que fazem parte de uma categoria, formada por itens que podem fazer parte, neste caso, de um café da manhã.

Tente montar em sua loja mercadorias que têm uma relação de complementariedade. Coloque-as em manequins para que a clientela visualize isso. Dessa forma, você, lojista, agrega mais valor e as vendas têm um melhor desempenho.

Pense sempre com a “cabeça” do seu público-alvo

Sabendo para quem se está vendendo, fica mais fácil selecionar os produtos que vão entrar no mix da sua loja de roupas. Um exemplo para ficar mais claro: se seu público-alvo são mulheres executivas de 30-50 anos, oferecer peças clássicas e de alfaiataria certamente fará com você aumente as vendas.

Ou seja, não vai emplacar em vendas se você investir em produtos de tendência de moda para mulheres de 20 anos. Dessa forma, o produto certo é aquele que combina bem com o seu público-alvo.

Ouça seu cliente. Para isso, tenha uma boa conversa com aqueles consumidores que há mais tempo compram em sua loja ou faça uma enquete nas redes sociais para saber suas preferências.

Produtos atemporais

Você pode comprar alguns itens básicos, que nunca saem da moda. Eles vendem bem independentemente de coleções ou estações.

Os produtos atemporais de uma loja voltada para mulheres adultas incluem os chamados clássicos ou básicos, que sempre tem saída, ainda que as mulheres executivas sejam mais o público de sua loja.

Novidades

Além de oferecer variedade, é bom sempre disponibilizar novidades da estação. Essas peças seguem tendências de moda e devem ser compradas com prudência e em menor número, para você testar com seus clientes.

Por isso, é fundamental estar bem informado sobre essas tendências. Para tanto, assine revistas de moda e voltadas para seu público-alvo, bem como acompanhe os sites, blogs e redes sociais dessa área. Você, lojista, precisa acompanhar o comportamento dos consumidores em relação a determinados produtos para decidir se compra mais ou não.

Recuse algumas promoções

Pense no seguinte dilema: um lojista que adquire uma quantidade de determinado produto apenas para aproveitar a promoção de um fornecedor. Se o seu público não se identificar com a compra, é bem possível que as roupas fiquem encalhadas no estoque.

Portanto, tome cuidado com fornecedores que tentam “empurrar”  peças que já não estão indo bem em vendas, colocando-as com promoções “tentadoras”.

Cuidado com a variedade

Ofertar uma boa variedade de produtos para atrair mais clientes  é importante para sua loja. No entanto, nem sempre isso traz lucro,  pois à medida que essas peças aumentam em quantidade, os custos também sobem.

Portanto, você pode até investir em variedade, mas isso deve ser feito de forma controlada, para não gerar problemas de fluxo de caixa em seu negócio.

Tenha um registro de quais são as peças de “variedade” e identifique como está o desempenho de vendas; faça uma comparação de um ano para outro de forma que você identifique até quanto você pode colocar dinheiro nisso ou não. O ideal seria você adquirir somente algo próximo do que já vendeu em períodos anteriores.

Diversificação do seu mix

Caso você não esteja contente com os resultados de sua loja de roupas, considere a ideia de ter algumas estratégias para diversificar seu mix de produtos.

Uma delas é investir em itens para presente ou até kits criativos para esse tipo de finalidade. Trata-se de uma ótima alternativa para ampliar a sua clientela e aumentar o seu faturamento. Afinal, com certeza, sua clientela tem com frequência durante o ano pessoas queridas que fazem aniversário (entre outras comemorações) e que serão  presenteadas. Posicione sua loja sempre como uma opção de busca de presente.

Não importa o custo, o valor de venda ou o retorno que eles te proporcionam: tudo que você vende está incluído no mix.

Selecione os melhores fornecedores

Salvo exceções, não importa o produto que você vende: haverá um batalhão de fornecedores que poderão vendê-lo a você. Neste grupo, pode ter certeza que haverá algumas empresas cuja parceria não vale a pena, seja pela baixa qualidade dos produtos ou pelo atendimento que deixa a desejar.

Portanto, ao decidir vender uma mercadoria em específico, é preciso fazer um mapeamento dos fornecedores disponíveis. Às vezes, a qualidade do serviço é tão baixa que não vale a pena incluir a mercadoria no mix de produtos.

Atualize seu mix de produtos constantemente

Novos produtos são lançados o tempo todo em todos os mercados. Considere a possibilidade de incluir esses lançamentos em seu mix.

O processo de montagem de um mix de produtos não deve parar nunca. As indústrias de todos os setores inovam constantemente. Por conta disso, sempre existem novos itens que podem “bombar” com o seu público.  Sendo assim, não deixe de pesquisar e atualizar seu mix de produtos.

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