Estamos passando por um momento desafiador em nosso país, crise financeira e instabilidade do mercado, ainda estão sem perspectivas de melhoras. O varejo é um dos principais afetados nesse cenário e vários lojistas se perguntam: o que farei para aumentar minhas vendas?

Não é novidade para ninguém essa pergunta, mas poucas pessoas conseguem respondê-la com soluções eficientes. A busca por alternativas e pequenas mudanças pode ser um diferencial e trazer resultados excelentes.

Como você está enfrentando essa crise? Já tentou planejar e aplicar técnicas para reverter essa situação? Tenha em mente que a crise é uma bela oportunidade para se reinventar e desenvolver métodos diferenciados que podem te destacar no mercado.

 

Crise é oportunidade e não desespero

Você já parou para pensar que é nesse momento, onde comércios dos mais variados nichos criam as soluções mais criativas? Mas para isso, você precisa deixar a desmotivação de lado, e correr atrás de informações importantes sobre o mercado.

Porque uma coisa é certa, a crise muda a forma como você lida com os clientes. Dessa forma, é provável que o comportamento deles também mude em relação à forma como eles enxergam sua marca e estabelecimento.

Portanto, ir atrás desse tipo de conhecimento é o que pode e vai te direcionar mais certeiramente, não concorda? Com esse tipo de sabedoria sobre as necessidades atuais, você consegue bolar um plano de ação diferenciado que atenda o exato ponto de dor dos clientes.

Pensando nessa busca por motivação e objetivos renovados, criamos um conjunto com 7 dicas para você não entrar em desespero nessa crise e criar alternativas para sua loja.

Reforçando o que a crise já deixou bem claro, pode não ser fácil manter o ritmo das vendas no varejo, mas tampouco é impossível.

 

Aumente as vendas de sua loja com essas 8 dicas

Veja as 7 dicas e espante a crise de sua Loja

 1 – Comece com uma gestão adequada

A gestão nos negócios pode até não ser o foco principal na hora de aumentar as vendas. Mas garantimos, é essencial para que você consiga definir exatamente em que lugar seu comércio se encontra.

De que outra forma você conseguiria determinar onde cortar custos, renegociar possíveis dívidas e renovar contrato com fornecedores, por exemplo, sem uma gestão adequada?

Determine a gestão como uma mola propulsora para te guiar e mostrar o melhor percurso a seguir. Afinal, num momento de crise, qualquer auxílio é bem-vindo, não é mesmo?

 

2 – Não mexa nos preços como uma das primeiras soluções

Quando a crise chega e afeta as vendas, é comum que um dos primeiros caminhos seja mexer no preço. Na intenção de atrair mais pessoas, a gestão diminui o valor cobrado, fazendo promoções e descontos.

Isso pode ser prejudicial em vários sentidos. Além de desvalorizar o produto — especialmente no futuro —, pode comprometer a lucratividade e nem sequer cobrir os custos envolvidos.

Em vez disso, vale mais a pena investir em apresentar o valor do produto. Ao aumentar a qualidade ou mostrar como o item ajuda o cliente, por exemplo.

 

3 – Inovação aliada a qualidade

Esse é momento onde o poder de compra da maioria dos consumidores está reduzido. Dessa forma, ele não vai comprar além daquilo que realmente precisa, aí é que entra a inovação.

Apresentar desenvoltura e serviços inovadores é bem visto pelo cliente, pois, só se destaca quem arrisca. Vale enfatizar nesse ponto a qualidade, isto é, de nada adianta oferecer um mundo novo de possibilidades se não houver qualidade.

Ao colocar a sua disposição produtos e serviços de qualidade, com exclusividade e acima de tudo durabilidade, você está agregando mais valor à marca, e isso certamente aumenta vendas no varejo.

 

4 – Amplie a participação de mercado e a diversificação de atuação

Não é porque o mercado está desaquecido que é hora de ficar parado. Em vez disso, uma das soluções para vender mais na época de crise consiste em ampliar a participação de mercado do empreendimento.

Isso vem na forma de novas lojas ou novos produtos apresentados, por exemplo. Assim, é possível atingir um público maior e maximizar as chances de venda.

Também pode ser o caso de embarcar em novos setores. Oferecer soluções relacionadas ao negócio principal é uma ótima escolha para ter mais participação e um número maior de vendas.

 

5 – Capriche no atendimento

Essa é uma dica que deve ser levada com cuidado, pois, pode não ser o momento para investir nessa parte. No entanto, é muito importante transformar seu atendimento em competitivo, afinal, no varejo o atendimento é crucial para fechar a venda.

Procure orientar de maneira geral e enfatizar como cada um dos produtos devem ser mostrados e oferecidos, por exemplo. Dessa forma, seus colaboradores podem ser mais assertivos na hora de expor um determinado produto.

Sem dúvida alguma, o atendimento diferenciado representa pelo menos meio caminho andado para fechar vendas.

 

6 – Priorize a fidelização de clientes

Quando se fala em soluções para vender mais na época de crise, é comum que a ideia seja logo a de atrair mais clientes. Embora isso deva estar entre os objetivos, os clientes já existentes não devem ser esquecidos.

Com essa dica, pensamos e reafirmamos que a parte da redução de custos, é uma aliada para superar essa fase. Sendo assim, é recomendado focar e direcionar seus esforços e acima de tudo, recursos para os clientes fidelizados a sua marca ou comércio.

Fidelizar um cliente pode custar de 5 a 7 vezes menos do que adquirir um novo e, além disso, os fidelizados gastam mais. Com isso, o negócio aumenta o faturamento — e a lucratividade — e diminui os custos de aquisição.

Ao invés de sair à procura de novos clientes o que irá gerar custos, diante da situação atual, pode não surtir resultados, desenvolva um plano de fidelização e invista em promoções exclusivas a eles, os fidelizados. Certamente o volume de vendas pode se mostrar positivo.

Ao aplicar essas soluções para vender mais na época de crise, seu empreendimento consegue se livrar do fantasma da falência. Em vez disso, terminará mais fortalecido e capaz de gerar ótimos resultados.

 

7 – Aperfeiçoe a capacitação da equipe

Não existe chance de aumentas as vendas no varejo, se você não contar com uma equipe com alto padrão de habilidades. Pode parecer um investimento inapropriado, mas é muito positivo para a situação.

Além do atendimento direto ao público, um bom treinamento pode agregar mais conhecimento quanto aos produtos e suas finalidades. Saber organizar melhor o espaço, o estoque e cativar os clientes é absorvido em um preparo adequado.

Todas essas características irão aparecer em números na hora de fechar o mês, pode apostar.

 

Todos nós sabemos como pode ser difícil esse momento de crise, por isso estamos aqui para te ajudar.