Um ponto focal para o sucesso de uma loja de roupas é a escolha de bons fornecedores de mercados. Neste artigo, vamos abordar alguns pontos muito importantes que devem ser levados em conta para conseguir fornecedores de alto padrão.

Para quem trabalha com produtos, ter um fornecedor de confiança é parte importante do sucesso de sua loja. Sem isso, você não terá um produto de qualidade para oferecer ao seu cliente e isso poderá minar seu negócio.

Por conta disso, vamos fornecer informações preciosas para que seu processo de avaliação e escolha de fornecedores seja primoroso. Vamos, então, relacionar quais são os pontos que irão te ajudar a encontrar fornecedores de qualidade para o seu negócio.

1 – Entenda profundamente quem é seu público-alvo

Fica bem difícil encontrar bons fornecedores se você não conhece seu público-alvo, suas características, necessidades, preferência. Você quer trabalhar com roupas. Até aí ok. Mas roupas femininas, masculinas, para crianças? Para pessoas mais despojadas e alternativas? Roupas para o trabalho ou de gala?

Independente do produto que você vai trabalhar é possível (e importante) que você segmente para quem vai direcionar o seu trabalho.

Isso vai te ajudar a entender o tipo de produto que você precisa encontrar e, com isso, a busca pelo fornecedor será muito mais prática e fácil. Você não terá que perder tempo com fornecedores que nada tem a ver com o que você trabalha.

2 – Fale com outros lojistas do setor

Essa é uma das melhores maneiras de como encontrar fornecedores, mas pode ser um desafio. Não é todo mundo que sabe lidar com a concorrência, mas eu posso te garantir que se conseguir esse vínculo, terá informações valiosas para o seu negócio.

Conversar com pessoas que já atuam na mesma área que você vai te ensinar bastante coisa. Você não terá que passar na prática para aprender, basta estar atento ao que essas pessoas vão te apresentar – principalmente em relação aos fornecedores.

A interação com quem está na mesma área que você, que já tem experiência e conhecimento, vai te ajudar a ir para o próximo nível do seu negócio, encontrar bons parceiros e tudo isso em tempo recorde.

3 – Vá a feiras e eventos da sua área

Essa é uma das melhores formas de encontrar fornecedores. Se você trabalha no ramo de moda, deve estar presente em diversas feiras e eventos relacionados à moda.

Frequentar eventos ligados ao segmento de roupas vai te dar um alcance muito expressivo. Além do conhecimento que você terá à sua disposição, com palestras, você tem a opção de conhecer fornecedores participantes e interagir com pessoas de várias regiões sobre o negócio.

O que não faltará em ocasiões como essa são fornecedores para você conhecer, bater um papo e conhecer o produto. Quem trabalha com isso sempre está em eventos porque sabe que a procura pelos produtos que vende é alta.

Por isso, fique atento a qualquer tipo de evento que ocorra aí na sua cidade ou até em locais próximos. Tenha certeza que será um investimento que te trará um retorno excelente. Sem falar na parte motivacional.

4 – Pesquise na internet

Na internet, você encontrará uma gama muito ampla de fornecedores, a partir do momento que você sabe o que precisa para oferecer ao seu público alvo. Com certeza irá aparecer uma lista com várias opções.

O que acontece, é que na internet o seu cuidado precisa ser redobrado. Você não está vendo o produto e muito menos com quem está tratando, então precisa pesquisar a fundo sobre a empresa em questão para não cair em nenhum tipo de golpe.

No entanto, na hora de encontrar fornecedores pela internet, só se lembre que a sua pesquisa precisa ser ainda mais detalhada.

5 – Verifique as marcas que estão sendo comercializadas na sua região

Outro ponto importante é ficar de olho nas marcas dos produtos que você tem interesse e que são comercializados perto de você. Comprar um ou dois produtos, vai permitir que você veja a etiqueta ou alguma marca de inscrição.

Com isso você não só vai conhecer a qualidade, como também terá mais segurança quanto à sua procedência.  Assim é só você entrar em contato e ver quais são as condições de parceria.

Conhecendo o produto fica muito mais fácil negociar preços e até confiar no fornecedor.

6 – Confiança no fornecedor

Não basta ter ideias para encontrar fornecedores, você precisa prestar atenção a alguns pontos que vão te mostrar se aquele fornecedor é de confiança ou não. Então, aqui vão dicas para que você não caia em enrascadas.

Prestar atenção a todos esses fatores vão te levar a fornecedores de confiança para o seu negócio e isso é algo muito valioso para quem trabalha com a venda de produtos.

7 – Investigue o que mercado fala sobre o fornecedor

A primeira coisa é buscar informação de quem já é parceiro/cliente dessa empresa ou profissional. Quando você sabe o que as pessoas que fizeram negócio com ele acham, você consegue entender bem como ele trabalha.

Se muita gente falar mal, saia fora; mas se as indicações forem positivas, você já sabe que vai entrar em um negócio que tem muitas chances de dar certo.

8 – Procure por reclamações no Reclame Aqui

Esse site de reclamações na Internet, muito conhecido e conceituado, pode te mostrar se a empresa está presente e como ela procede. Se ela está repleta de reclamações, nem perca seu tempo.

É claro que problemas podem existir, por isso não condene as empresas que estiverem lá. Você precisa avaliar é como ela lidou com o problema. Lá você terá acesso a resposta da empresa e o nível de satisfação da pessoa que reclamou, se ela foi atendida ou não.

9 – Valorize a qualidade do produto antes do preço

Esse é um bom fator. Você aprendeu como encontrar fornecedores e achou um que tem um preço muito baixo. Você pode ficar animado e feliz e sair logo comprando muito. Definitivamente, você, lojista, pode estar correndo um risco e tanto.

É claro que você pode sim encontrar fornecedores que trabalham com preço baixo e com produtos de qualidade, mas analise tudo com muito critério.

10 – Analise o atendimento

Outro ponto que merece atenção é o atendimento. Imagine precisar de uma informação ou ainda de um suporte e a empresa demorar dias para entrar em contato, deixando assim o seu cliente sem nem um posicionamento.

Essa ação, com certeza, vai atrapalhar o seu relacionamento com o cliente, uma vez que ele pensará que você está desinteressado e simplesmente ignorou o pedido dele. Mas, na verdade, você apenas estava esperando um retorno do fornecedor. Por isso, não se esqueça de analisar o atendimento, verificando inclusive a agilidade da equipe.

11 – De olho na logística

O fornecedor deve ter uma logística bem estruturada e definida, fazendo com que as entregas cheguem à loja na data estipulada.

Caso contrário, mais uma vez, o lojista vai deixar o cliente na mão ou até mesmo ficar com a loja desfalcada, já que os fornecedores não repõem os produtos nos prazos determinados.

12 – Estude as condições de pagamentos

Tão importante quanto à questão da logística, é verificar as condições de pagamentos dos fornecedores. Analise, por exemplo, o preço à vista e a prazo. Além do mais, verifique em quantas prestações é possível realizar a compra.

 

Pode apostar que ao seguir nossas dicas você conseguirá fechar parcerias realmente vantajosas, que contribuirão para o desenvolvimento da sua loja.

Leve em consideração todas essas questões e você, lojista, estará no caminho de fazer bons negócios!