Vender bons produtos é quase que uma obrigação dos lojistas, até porque a concorrência está cada vez mais acirrada e os cliente, cada vez mais exigentes. Então, como não deixá-los bater na concorrência e não voltar mais no seu estabelecimento?

O diferencial está em prestar serviço, além de oferecer bons produtos. Isto significa agregar valor à marca e a loja e nem é preciso investir grandes somas para isso.

Abaixo, listamos alguns serviços que pode deixar seu cliente simplesmente encantado e cada vez mais leal à sua loja, bem como melhorar sua experiência de consumo:

1 – Ajustes na hora – o cliente amou a peça e esta até serviu, porém em algum ponto não está caindo bem? Ofereça a opção de fazer ajustes na hora ou, no máximo, para entregar no dia seguinte.

2 – Serviços de café, água, chá, petit fours e balas – Não precisa exagerar, mas você pode proporcionar aos seus clientes um serviço de café, água, chá (algum sabor diferenciado), balas, snacks e biscoitos. No inverno, quem não gosta de um bolo de fubá.

3 – Equipe atenciosa, treinada, simpática e empática – Isso pode até parecer básico, mas não é. Você deve fazer treinamentos periódicos e até um manual; o cliente deve se sentir acolhido e compreendido em suas necessidades, ainda que elas não sejam totalmente expressas.

4 – Consultoria – Os vendedores devem estar preparados em termos de conhecimento de moda e dos clientes para opinar, dar opções, sem ser invasivos.

5 – Embalagens para presentes diferenciadas – Nem sempre o cliente entra na loja para comprar peças para si; ele pode querer algo para presente. Esteja preparado com peças-chave e belas embalagens.

6 – Kits de presentes – Em datas comemorativas, tenhas alguns kits modelos preparados para oferecer.

7 – Provadores funcionais e impecáveis – Ofereça provadores funcionais, com espaço para colocar roupas, sistema de fechamento impecável, espelho etc.

8 – Peças “fora de estação” para quem vai viajar – Seu cliente pode querer ir viajar para um destino frio em pleno verão brasileiro. Então, sempre deixe algumas peças da estação anterior.

9 – Estacionamento – Se você não está dentro de um shopping, veja uma possibilidade de convênio com um estacionamento próximo. Ofereça gratuitamente este serviço.

10 – Produtos de conveniência – Se o lojista vende vestido de festas, por exemplo, ele pode comercializar meias finas, bijus etc..

11 – Pequenos mimos – Ofereça pequenos mimos como brindes, por exemplo, um porta-batom, um porta-moeda em lantejoulas, para as mulheres, uma caneta, para homens etc.

12 – Pós-venda – Após realizar a venda, entre em contato com o cliente e pergunte se ficou satisfeito, se está usando e etc.

13 – CRM – Mantenha um cadastro com informações, como nome do cliente, endereço, telefone, whatsapp, data de nascimento, estado civil, se tem filhos, cores preferidas, valores gastos, peças já adquiridas. Isto vai possibilitar manter um fluxo de contato constante e até “adivinhar” o que ele precisa.

14 – Consertos – Mesmo depois de adquirida a peça, aconteceu um acidente e rasgou. Disponibilize a opção de conserto.

15 – Eventos – Promova cursos em áreas de interesse do seu cliente, se houver espaço na loja. Para isso, faça parcerias com palestrantes interessados no público.

16 – Newsletter – Envie um boletim mensal aos clientes com notícias do setor da moda, tendências e as novidades na loja.

Outras dicas importantes

Saber quem são e o que esperam os seus clientes

Existem maneiras que irão permitir conhecer melhor o público-alvo da sua loja. O envio regular de pesquisas de opinião para eles é uma delas.

Para assegurar que uma boa quantidade de pessoas irá responder a pesquisa, faça ela por meio de algum benefício como, por exemplo, um sorteio ou oferta de um brinde.

O treinamento da sua equipe para registrar as opiniões dos clientes também é válido. É impossível manter um bom relacionamento com os clientes se não há diálogo entre eles e os vendedores de sua loja.

Conhecendo o perfil de quem compra o seu produto, você tem condições de saber como se aproximar dele. Por exemplo, se a sua empresa vende acessórios de vestuário feminino, é importante saber o que as mulheres de hoje apreciam no segmento moda.

O que uma mulher acima dos 50 anos de idade gosta de vestir no dia a dia? O que uma mulher que administra uma grande empresa aprecia vestir no trabalho? Enfim, tais perguntas auxiliam você a segmentar o seu público.

Saber personalizar

E falando em segmentação de público, ela é importante justamente por isso: personalizar melhor as suas ações. Dessa maneira, as suas abordagens se tornam organizadas e mais eficientes.

Por exemplo: no caso da loja de roupas femininas é possível segmentar as clientes adolescentes e as adultas.

Com base nesses dois perfis distintos, dá para elaborar uma campanha com o foco no estilo de cada uma. As adolescentes receberão uma campanha de relacionamento sobre roupa para a balada.

As mulheres adultas poderão receber uma campanha com o foco em roupas ideais para o dia a dia no trabalho.

Faça com que os seus clientes retornem

Quando o assunto é Marketing de Relacionamento, você tem que manter essa relação duradoura, não é mesmo? Para isso, use estratégias que tornem esse ciclo de relacionamento mais longo.

Uma alternativa eficiente é a utilização de programas de fidelidade. Por meio deles, os clientes ganham benefícios que os incentivam a retornar mais vezes.

Esse retorno é importante não apenas por realizar mais vendas, mas também, por mantê-lo em contato com a sua empresa por mais tempo.

Contato prolongado

A questão do pós-venda é importante para o Marketing de Relacionamento, pois ajuda a manter os clientes mais perto de você, auxiliando uma melhor compreensão deles.

Sem manter esse contato, a fidelização será baixa e você deverá efetuar a busca de novos consumidores. E saiba que conquistar novos consumidores é mais difícil que fidelizar.

Ouça seu cliente

Um bom relacionamento é feito em duas vias, certo? É preciso saber também o que o outro lado tem para dizer. Por isso mantenha canais que permitam o cliente chegar até você.

Muitas vezes quem compra o seu produto tem dúvidas (um exemplo é sobre como lavar ou tirar manchas), ou quer dar uma sugestão ou fazer uma reclamação. São nessas horas que canais eficientes de comunicação podem auxiliar.

 

Invista cada vez mais na fidelização e na retenção dos clientes já conquistados. Estar atento aos detalhes é uma das principais dicas para quem quer prestar um bom serviço. Um bom atendimento no pós-venda pode significar o inicio de uma nova venda e a continuidade do relacionamento com o cliente.

É a percepção do seu cliente que vai gerar o marketing do seu negócio. E o boca a boca positivo dependerá do posicionamento dos lojistas. Então, mãos à obra e sucesso!