Muitas pessoas querem e precisam aumentar as vendas do seu negócio, mas poucas realmente sabem como fazer. Para isso, não existem ideias mirabolantes ou táticas milagrosas, a forma como você pode fazer, na verdade, é bem conhecida: aumentando o ticket médio das suas vendas. O ticket indica o valor médio de compra por cliente, além de ser um indicador de desempenho, te ajuda a entender sobre o comportamento do seu consumidor. Por esse motivo, é importante ter bem claro qual é o valor e a partir daí, pensar em ações que vão te ajudar a aumentá-lo. Confira abaixo alguns pilares que separamos para te ajudar.

Tenha atenção aos seus clientes

A primeira tarefa a se fazer é estudar os seus clientes, você precisa ter o máximo de informações possíveis sobre ele: quais são as suas preferências, costumes e o que consomem no dia a dia. Conhecer o seu cliente se faz necessário por diversos motivos, mas principalmente, para que consiga fazer os seus pedidos/reposições de maneira mais assertiva, estando certo sobre quais produtos ele deseja comprar de você, os tamanhos, estilos, cores e outras características.

Faça um atendimento humanizado

Após estudar o seu cliente, o atendimento deve estar focado em uma boa experiência para ele e aproveitar ao máximo as oportunidades para conquistá-lo. Não se deve ignorar os anseios e desejos do cliente e nem duvidar da sua capacidade de ser um verdadeiro defensor da sua marca. Um cliente satisfeito, pode se tornar um fã, e sabemos que ter clientes fiéis, de longo prazo, é muito melhor e mais barato do que conquistar novos.

Seja parceiro do seu cliente

Construir uma relação de parceria e confiança pode demorar um pouco, porém, após isso, você terá mais liberdade para conversar, entender suas necessidades a fundo e atender às suas expectativas.

Ofereça um produto adicional

Nutrindo essa relação de confiança e munido com informações, será possível ampliar o ticket oferecendo soluções de compra que estão de acordo com o que ele realmente procura. Por exemplo, um cliente que vai até a sua loja e procura por um pijama para ele, pode facilmente comprar para a sua família também. Muitas vezes o cliente não se atenta sobre isso, sendo uma tarefa muito importante do atendimento mostrar e explicar a variedade, as opções e os produtos relacionados que ele pode aproveitar naquele momento.

Observar o cliente e aproveitar as oportunidades deve se tornar um hábito. Conhecer o seu cliente e oferecer um atendimento humanizado, pode parecer simples, mas poucas pessoas realmente colocam em pratica. Esteja atento aos detalhes e perceba como isso pode impactar o seu negócio e as suas vendas.