Histórias criam laços e envolvem pessoas – todos nós paramos para ouvir uma boa história. É exatamente sobre isso que se trata o storytelling. O termo em inglês significa o ato de contar histórias e se baseia em criar conteúdos autênticos e de grande identificação por parte do público. Nos dias de hoje, tem sido muito usado como estratégia de marketing para cativar o máximo de pessoas e gerar mais engajamento para as marcas. No começo pode parecer difícil tentar criar algo do zero, mas não se engane, a todo tempo estamos nos comunicando através de histórias, você só precisa pensar em como aplicar isso no contexto da sua marca. Por isso, leia até o fim e entenda quais elementos estão presentes nessa técnica e como aplicá-la no seu negócio.

O que deve conter em um storytelling?

Antes de mais nada, um bom storytelling precisa conter alguns elementos, são eles: a mensagem, o ambiente, o personagem e o conflito. Você deve ter em mente qual a mensagem que deseja transmitir e como deseja transmitir, depois decidir em qual ambiente ou cenário a história será contada, qual o personagem protagonista e em qual o conflito ou problema ele estará envolvido. Tudo isso com começo, meio e fim.

As pessoas estão cansadas da mesmisse.

Não existe fórmula para um conteúdo viralizar, se existisse, todo mundo saberia. O que sabemos é que com certeza não é copiando o que os outros fazem.  Geralmente os conteúdos que viralizam são surpreendentes e causam impacto, isso acontece exatamente porque as pessoas estão cansadas de ver coisas repetitivas na internet. Essa é a grande sacada do storytelling, cada um tem uma história para contar e a sua forma de contar, é isso que faz despertar emoções e gerar mais conexão.

Todos podemos contar uma boa história.

Sua marca surgiu de alguma forma, com certeza passou por muitos altos e baixos e se desenvolveu, seu storytelling pode ser sobre isso. Conte a história da sua marca, o seu propósito, como ela se diferencia das demais, como ajuda as pessoas e por que ela existe no mundo. Você pode criar muito mais relacionamento com o seu público através desse tipo de conteúdo. Histórias humanizam e fazem as pessoas interagirem com você. Evite falar só sobre o seu produto e escreva o roteiro da sua marca e sobre como ela pode mudar a vida das pessoas.