Ao longo do ano, algumas datas importantes aquecem as vendas e geram grandes oportunidades de faturamento para os lojistas. Além das datas comemorativas, que são muito esperadas, aderimos também a Black Friday que se tornou uma das mais lucrativas para o comércio. No entanto, mesmo há mais de 10 anos no Brasil, ainda vemos muitos varejistas despreparados quando o assunto é organização e planejamento para atender toda essa demanda. Segundo o site Reclame Aqui, as propagandas enganosas, erros ao finalizar a compra e divergências nos valores dos produtos anunciados, estão entre as principais queixas dos consumidores.

Se você quer ter sucesso durante o período da Black Friday, confira as dicas que nós separamos abaixo.

Comece pelo planejamento.

Planejamento é a chave para qualquer ação bem sucedida, no caso da Black Friday, elaborar um checklist bem feito com todos os pontos a serem analisados com a sua equipe ajuda muito para não deixar nada esquecido ou para última hora. Liste tudo que achar necessário, desde os produtos que farão parte das promoções aos canais de divulgação. Tenha em mente o que você quer e o que precisa fazer para alcançar o resultado desejado.

Organize o seu estoque.

O estoque é uma parte crucial para que tudo corra bem neste dia. Não é recomendável colocar em promoção produtos com pouco estoque e que não consigam atender boa parte demanda. Se o seu estoque esgotar logo nos primeiros minutos, pode gerar muitas reclamações, além de causar muita insatisfação nos interessados. Aposte em produtos com grade completa e que não vão te deixar na mão.

Pense na experiência do cliente.

Já parou para pensar que a Black Friday pode ser a porta de entrada para conquistar novos clientes? Mas somente as promoções e ofertas não são suficientes para fidelizá-los, por isso, invista em um atendimento humanizado e transparente para gerar confiança e garantir a satisfação do cliente do começo ao fim da sua jornada de compra.

Aposte nas redes sociais.

Gere desejo através das redes sociais, você pode começar desde já a estimular a curiosidade dos seus clientes dando dicas do que está por vir. Grande parte das pessoas antecipam os pedidos de Natal e aproveitam para comprar na Black Friday, use isso a seu favor e mostre que valerá a pena aproveitar as suas ofertas exclusivas para garantir as compras de final de ano. São muitos os canais e as formas de divulgação, você pode fazer vídeos dando spoilers das promoções, usar os stories, fazer lives e aproveitar os depoimentos de quem já comprou como prova social. Escolha a estratégia que mais fizer sentido para o seu negócio e veja onde o seu público estará mais engajado.

Se empenhe para dar tudo certo.

Já está provado que a Black Friday é uma excelente oportunidade para aumentar sua base de clientes, por isso não meça esforços para conquistá-los e lembre-se que estar preparado é sempre a melhor estratégia.