Montar uma loja virtual pode parecer assustador para quem não tem experiência no digital. É claro, a implementação é um processo que precisa ter o suporte de profissionais. Por isso, é necessário planejamento! Demandará tempo e recursos financeiros, mas seu e-commerce será importante para atrair novos clientes. Mas antes de traçar planos, objetivos e finalmente pôr a mão na massa, existem estratégias e estruturas necessárias. Quer montar um e-commerce? A gente te dá dicas preciosas para para colocar de vez seu negócio no digital!

1. Escolha a plataforma

Essa é uma escolha muito importante a ser feita. Existem incontáveis opções, com diferenças grandes de preço e funcionalidades. É preciso estudar para definir qual a mais adequada para sua loja, sua realidade financeira e seus objetivos. Algumas plataformas são extremamente completas, mas possuem configurações complexas que você jamais vai usar. Por isso, é necessário pé no chão. No youtube é possível encontrar tutoriais, depoimentos e conteúdos que vão te ajudar na escolha!

2- Defina seu público

Segmentação é a palavra chave! Em qualquer negócio você precisa estabelecer quem é seu público-alvo, aquelas pessoas que você deseja atingir. É homem ou mulher? Qual a idade? Tem algum hábito de consumo específico? Mora em determinado lugar do país? Entendendo melhor quais são as pessoas que você deseja atrair, seus esforços serão mais bem direcionados e a chance de bons resultados, ainda melhor. O inbound marketing pode ser seu aliado nesse momento – é uma estratégia voltada para a criação e divulgação de conteúdos relevantes, fazendo com que seu cliente tenha interesse em ver o que você está oferecendo.

3- Pagamento e logística

Para colocar o site no ar, uma série de serviços precisam estar atrelados a plataforma. Eles são disponibilizados por empresas diferentes, e vão gerar um custo extra mensal para a sua plataforma. É importante pensarmos que sem uma estratégia de logística e pagamento, seu site não consegue vender. Por isso é tão importante pesquisar e ver opções que caibam no seu orçamento e são condizentes ao faturamento mensal esperado. Você já tem seus produtos em estoque ou será necessário produzir/encomendar? É preciso ter colaboradores que embalegem, faturem, despachem a mercadoria – e um software de controle de estoque é fundamental para dimensionar o tamanho da sua operação e manter “a casa em ordem”.

Existem empresas que intermediam o pagamento entre sua loja e o consumidor através das instituições financeiras e o meio escolhido (cartões de crédito, de débito, boleto bancário, etc).  Além disso, existe o serviço de análise de risco e controle de fraudes, que analisam o comportamento do consumidor e as características da compra feita. Através de um cruzamento de dados, eles confirmam se aquela compra corresponde ao perfil daquele cliente ou se estamos diante de um potencial fraudador. Tudo isso trará mais segurança para as transações, mais tranquilidade ao consumidor e otimizará suas operações. Mas é necessário sempre acompanhar as vendas da loja!

4- O Mobile é importante

A evolução dos smartphones e da internet móvel no Brasil garantiu um salto muito importante para o mercado dos e-commerces. Antes, as vendas eram feitas quase exclusivamente pelo computador, geralmente em casa. Hoje, as vendas potencializaram e se tornaram mais rápidas e menos complexas. Segundo pesquisa do Panorama do Comércio Móvel no Brasil, 85% dos brasileiros que possuem um smartphone compram online. Mas você com certeza já se deparou com algum site que mal abre, ou demora para carregar, possui navegabilidade ruim e é pouco responsivo. Sites que não foram feitos priorizando o Mobile são verdadeiros “tiros no pé”, porque torna ruim a experiência do cliente e o afasta do objetivo final – que é efetuar a compra. Quando estiver elaborando as estratégias pra sua página, considere que o mundo todo está conectado. Um boa versão Mobile pode otimizar e muito seu desempenho!

5- É seu cuidado no pós-venda que vai cativar (ou não) o cliente

Correu tudo bem e você realizou a venda? Que ótimo! Mas o trabalho está só começando. O pós-venda é uma atividade constante. Primeiramente, você deve oferecer todo o suporte ao cliente no que diz respeito às dúvidas que podem surgir sobre o produto, prazo de entrega. Sua empresa precisa estar disponível para ouvir o cliente. Também é interessante ouvir o feedback dos produtos adquiridos, da usabilidade do site e da jornada de compra. Aqui no blog já te ensinamos a arrasar no pós-venda. Preste assistência, saiba ouvir e torne seus clientes verdadeiros fãs da sua marca!