Passado o grande movimento das vendas de Natal, é natural os varejistas acharem que o “dever foi cumprido” e que encerraram o ano com chave de ouro. Há quem se apegue demais aos resultados do presente e se esqueça de olhar lá na frente. Então fica o questionamento: você tem feito um trabalho de pós-venda para fidelizar seus clientes?

Se não, é hora de começar. Explicando de maneira didática, o pós-venda engloba todas as ações que você faz para satisfazer seu cliente e construir uma relação de longo prazo com ele. Quando falamos que a venda foi “fechada”, podemos ter a falsa impressão de que o objetivo foi cumprido, mas está só começando. Reativar e fidelizar clientes é muito mais barato do que adquirir novos. Eles já conhecem sua loja, seus produtos e possuem alguma afinidade com seu serviço – caso contrário, não teriam adquirido em outro momento -.

O pós-venda é uma atividade constante. Em um primeiro momento, é interessante ouvir o feedback a respeito do atendimento e produtos adquiridos. Vamos dar um exemplo: em uma compra de natal, sua cliente menciona que está levando determinada peça para presentear a filha, que está fazendo aniversário. As estratégias que você pode adotar para manter contato incluem: perguntar se a criança gostou da peça, como foi o aniversário, pedir uma foto dela utilizando o produto para você postar nas redes sociais da loja, perguntar como ela foi atendida e agradecer a compra. Lembre-se: personalizar o atendimento cria uma relação afetiva entre cliente e estabelecimento, fortalecendo ainda mais o processo de fidelização. 

Inbound Marketing

É uma excelente estratégia para manter seu público de olho nas novidades. Se você sabe que sua cliente pratica muita atividade física mas não é muito de sair à noite, a mantenha sempre informada sobre produtos da linha fitness e artigos do gênero, ao invés de sobrecarregá-la com anúncios de vestido longo. As infinitas redes sociais e canais de comunicação são ferramentas poderosas de venda, porque possibilitam uma aproximação digital, ainda que não necessariamente física.

Atendimento é tudo!

O movimento pós datas comemorativas costuma ser interessante e claro, tudo começa com um bom atendimento. É possível que grande parte das pessoas que entrarão em sua loja nesse fim de ano estejam indo para uma troca de presente. Aproveite para transforma-las em clientes adotando boas práticas, além de impulsionar o valor das trocas oferecendo produtos casados. Conversando e entendendo a necessidade de cada um é possível fazer um investimento mais assertivo, de acordo com o que cada um está mais propenso a comprar. Aproveite o pós-venda para fidelizar seus clientes e fechar o ano com o saldo positivo!

 

Já pensando nas contas de janeiro? Aqui no blog damos dicas para driblar o baixo movimento do mês e começar o ano com o pé direito.