Afinal de contas, o que é experiência do cliente no varejo? É toda a construção da percepção que seu cliente cria por sua marca, aos produtos que você oferece e seu atendimento. É uma construção através da interação que ela tem com sua loja. Entretanto, essa construção se dá em vários aspectos e envolvendo toda a jornada de compra. Mais que produtos, venda experiências! Não sabe como? A gente te ajuda!

Primeiramente, precisamos entender que a experiência do cliente não é uma cartilha exata a ser seguida – ela é mutável, adaptável para os diferentes comércios e públicos. Além de tudo, anda de mãos dadas com as evoluções tecnológicas, pois trata-se de uma ação multi canais. É preciso, por exemplo, alinhar a maneira de se comunicar com o cliente para criar uma característica da empresa e garantir que sua linguagem seja reconhecida pelo seu cliente. Não faz sentido postar legendas doces no instagram e responder aos e-mails de maneira extremamente técnica e seca. Garanta que o universo da sua marca esteja presente onde ela estiver!

De acordo com o estudo A Vantagem da Experiência, realizado pela Kantar, 52% dos millennials preferem gastar com produtos de marcas que buscam estabelecer relações mais profundas com seus consumidores. Mais que produtos, eles buscam criar vínculos e um apego emocional às empresas, de modo que os envolvam em toda a jornada de compra.

Mesmo que você não saiba o que é experiência do cliente no varejo, ele está acontecendo a todo momento. A partir do momento em que alguém entra em sua loja ou te envia uma mensagem buscando atendimento, você está deixando uma impressão em seus clientes – positiva, negativa ou indiferente. Ele está pensando alguma coisa sobre o seu serviço, criando conclusões que podem ser determinantes para te indicarem para amigos ou nunca mais voltarem.

Mais que posts em redes sociais, inspire seus clientes, promova um lifestyle que justifique a compra. Invista em decoração e ambientação, crie emoções positivas. Treine seus funcionários para serem empáticos e proativos. Mostre seus diferenciais, promova a inclusão, diminua a burocracia e ofereça sempre soluções. Lembre-se sempre que, no final das contas, aquela compra deve trazer satisfação e alegria.

E você, quais ações tem colocado em prática para encantar seus clientes? Compartilhe com a gente!