O combate à pandemia de coronavírus exigiu que a população tomasse alguns cuidados e rapidamente as máscaras desapareceram das prateleiras de comércios especializados. A escassez faz sentido: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são importantes mas não fazem milagre se outras medidas não forem tomadas. Por isso é necessário lavar as mãos, cobrir a tosse e o espirro, evitar contato próximo com outras pessoas e manter-se em casa o máximo possível. Para atender a demanda, a Veggi começou a confeccionar essas máscaras para venda e envio de brinde em todos os novos pedidos. E fazer é mais fácil que você imagina! Aprenda a fazer uma máscara facial de tecido e proteja-se em tempos de pandemia!

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, a higienização da máscara de tecido deve ser através da imersão durante 20 minutos numa solução de água e sabão ou água sanitária. E principalmente, elas também não podem ser compartilhadas! Se possível, escolha um tecido de algodão e tome o cuidado para que cubra totalmente a boca e nariz

Por isso, o El País ensinou um passo a passo bem completo e fácil para essa fabricação e você vai precisar de: 2 retângulos de  tecido de algodão de 25 cm por 15 cm; 2 tiras elásticas (podem ser elásticos para prender cabelo); tesouras; agulha; linha; régua e lápis.

Aprenda a fazer uma máscara facial de tecido

 

Primeiramente faça uma bainha de 0,6 cm nos lados mais compridos e uma bainha de 1,25 cm nos lados mais curtos.

 

 

Depois que fixar as bainhas com uma linha, introduza os elásticos nas bainhas mais largas. Serão as tiras que você usará para sujeitar a máscara nas suas orelhas. Logo após introduzir os elásticos, amarre os extremos.

Por fim, suavemente as tiras elásticas até que os nós fiquem dentro da bainha. Em seguida, junte os dois extremos da máscara unidos pelos elásticos até ajustá-los ao tamanho do seu rosto e costure os elásticos no tecido para fixá-los.

Enfim, está pronta! O Ministério da Saúde publicou em sua página oficial uma sugestão de máscara improvisada, sem a necessidade de costurar. Confira aqui! Principalmente, o importante agora é estarmos todos protegidos para que logo logo tudo volte ao normal.