Vivemos uma crise sem precedentes provocada pela rápida expansão do novo coronavírus. Já falamos sobre ele aqui – e podemos parecer monotemáticos -, mas o assunto não vai cessar tão cedo. O isolamento social nos distanciou dos que amamos, impediu encontros e confraternizações entre amigos. Indústrias, lojas e funcionários também pararam. É difícil prever ou tentar antecipar qualquer medida para amenizar as consequências do vírus. A ansiedade e incerteza são companheiras durante essa jornada, em que os empresários preocupam-se em resistir e a população protege-se para sobreviver. Mas o mundo não para. Em tempos de crise generalizada, como encarar nossos medos, os desafios econômicos e a baixa perspectiva para dar a volta por cima?

Relações (e vida!) online 

Pessoas infectadas pelo coronavírus costumam apresentar sintomas entre 4 e 5 dias após a contaminação. Entretanto, a doença pode ser assintomática por até 14 dias. Enquanto isso, as pessoas vivem suas vidas normalmente sem saber que estão com o vírus – e transmitem a doença por aí. Reforça-se, portanto, a importância da quarentena e do isolamento social durante este período. Evitar sair de casa, manter um metro e meio de distância, fugir de aglomerações, desmarcar eventos e ir ao mercado somente em caso de necessidade não é exagero. A doença é altamente contagiosa e fez com que os lares se tornassem refúgios. A internet e redes sociais se tornaram mais companheiras do que nunca – aliadas para lidar com o tédio, as preocupações e um descanso para a mente em meio ao caos -. O Instagram “Coisas Para Fazer na Quarentena” dá dicas de atividades para fazer neste período, distrações e um mergulho em auto conhecimento.

Oportunidades para driblar a crise

Enquanto parte do país está parado aguardando a poeira baixar, parte do comércio precisou se virar em dois para dar conta da demanda. Na corrida por insumos, mercados estavam abarrotados de pessoas querendo garantir itens essenciais para os dias de reclusão. Em tempos nebulosos, precisamos nos reinventar para driblarmos a crise. A plataforma de tendências Use Fashion elegeu algumas vertentes da moda que tendem a entrar em crescente durante este período. Com aulas paradas e muitos trabalhadores em regime de home-office, o homewear e sleepwear tornaram-se mercados interessantes para este momento. Com estilo e usabilidade, os pijamas e “roupas para ficar em casa” oferecem o conforto indispensável para quem readaptou toda a rotina durante este período.

 Como lidar com as incertezas em meio ao caos?

 

Está sentindo que vai pirar? Não é só você. A Organização Mundial da Saúde publicou um estudo no último ano elegendo o Brasil o país mais ansioso do mundo. Preocupação excessiva e expectativa apreensiva são reações que podem ocorrer em momento de insegurança e medo. O cenário pandêmico tem levado nossos sentimentos à flor da pele e, mais que nunca, é preciso olhar com carinho para nós mesmos. A Olhar Digital fez um guia com seis dicas para controlar o estresse e ansiedade neste período.  Consiste em, basicamente, não depositar toda sua energia no caos e sim regar com cuidado as sementinhas de esperança de que, assim como tudo na vida, isso também vai passar. Cuide de você! Alimente-se melhor, faça exercícios, controle a respiração, faça yoga, medite. A tendência é uma crescente do mercado de bem-estar – como o aplicativo de meditação Balance, que ofereceu um ano gratuito para os usuários encontrarem tranquilidade neste momento -.

Solidariedade não sai de moda

A situação é nova, complexa e por vezes, assustadora. Nas últimas semanas, diversas manifestações de solidariedade foram vistas e compartilhadas nas redes sociais – pessoas que se abraçaram, ainda que a distância, para que juntas enfrentassem o caos. O apoio mútuo foi registrado de diversas maneiras, como recados de jovens se prontificando para irem ao mercado e farmácia, por exemplo, para os idosos do mesmo prédio. A BBC fez uma lista de ações que aquecem o coração para mantermos a esperança viva de que dias melhores virão. Na última sexta-feira (20/03), foi registrado em todos os estados do país uma manifestação de agradecimento aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao vírus, com dedicação integral, cuidado e zelo. Paralelo a isso, artistas têm feito shows via lives do Instagram, influenciadoras têm ampliado a relação com o público e anônimos têm compartilhado a rotina durante um período. Cada um em sua casa, mas mostrando que o isolamento é só físico – estamos todos juntos, ainda que distantes.