O marketing é sempre a melhor maneira de divulgar o seu negócio e transmitir ao seu cliente toda a essência que você deseja passar da sua marca, valorizando e despertando o interesse do consumidor. Paralelo a isso, existem empresas gigantes competindo por esse espaço na vida do cliente. Como se destacar – com verba reduzida – no meio de tanta concorrência? Confira essas 5 dicas simples de marketing para alavancar seus negócios e potencialize os resultados da sua empresa!

 

1- Cuide de sua marca!

 

O nome da da empresa é tudo! Cuide para que não seja muito confuso ou de difícil pronúncia. Se possível, tenha um letreiro na fachada, sacolas personalizadas e tudo que faça o seu nome chamar a atenção, despertar o interesse, a curiosidade e ganhar novos espaços. Quanto mais pessoas souberem da sua loja, melhor! 

 

2- Marketing de relacionamento é tudo!

 

Você já ouviu a frase “é mais difícil manter um cliente do que conquistá-lo”? Claro que são ambas ações difíceis e que demandam tempo e atenção do lojista, mas é sobre isso que consiste o marketing de relacionamento. Oferecer boas experiências ao cliente garante que ele compartilhe com conhecidos, ampliando o círculo de potenciais clientes. Por isso que o boca a boca é tão importante no varejo! Todo mundo prefere frequentar um lugar no qual amigos ou familiares já tenham possuído uma primeira boa impressão, certo? 

 

3- Como estão as suas redes sociais?

 

Todos os estudos recentes na área apontam que as mídias sociais impulsionam as vendas e influenciam na decisão de compra. Sem a necessidade de grandes produções, a efemeridade dessas redes exige um grande fluxo de conteúdo que pode inclusive ser postado em tempo real. Clientes na loja, produtos chegando, conteúdo da vitrine, apostas para a estação, combinação de peças, repostagem dos clientes usando suas peças, composição de looks… infinitas possibilidades permeiam o cenário digital. Você está às utilizando ao máximo? Aqui no blog já demos boas dicas de como potencializar seus resultados utilizando o Facebook e o Instagram.

 

4- Faça parcerias

 

Esteja sempre atento ao cenário local, observando pessoas e situações que possam agregar valor ao seu negócio. Vai haver um evento voltado para o seu público alvo e que suas clientes irão? Estude a possibilidade de se envolver mais através de um patrocínio, sorteio ou algo que atrele sua marca à ocasião. Alguma influenciadora tem se destacado na sua região? Vale estudar algum tipo de parceria para que ambas se beneficiem. Lembre-se: no comércio (e na vida!), que não é visto não é lembrado.

 

5- Se comunique com o seu cliente

 

Seja por e-mail, ligações, whatsapp ou outro canal, é importante lembrar ao cliente que você está ali sempre disponível para atendê-lo. Envie as novidades, promoções ou ações exclusivas. Recebeu alguma peça que faz o estilo de algum cliente específico? Conte pra ele. Faça seu público se sentir querido e importante. É assim que boas relações se firmam!