Uma das atividades mais importantes do varejo é a precificação de produtos. Antes de definir sua estratégia, é necessário ter em mãos um conhecimento amplo da sua operação e claro, um estudo da concorrência e do seu perfil de cliente. Para esse processo ser eficaz, é importante ter dados em mãos e tomar certos cuidados. Aprenda a precificar corretamente seus produtos e garanta a saúde financeira da sua loja!

Conheça seu estabelecimento, custos e despesas.

É claro que você conhece sua loja, mas será que tem todas as operações, entradas e saídas de dinheiro bem detalhadas e um bom balanço de caixa? 

Você sabe o preço que pagou em determinada peça comprada no atacado, mas existem muitos outros valores que precisam ser agregados no processo de precificação. Algumas despesas fixas e outras variáveis que precisam ser atualizadas mensalmente, mas é possível estabelecermos uma média. Aluguel, folha de pagamento, fornecedores, energia elétrica, água, internet, despesas com limpeza, segurança, divulgação e marketing. Todos os gastos que sua loja demanda precisam ser diluídos no valor de venda de cada peça. Mas não é só isso!

Determine sua margem de lucro!

Não é só trabalhar para pagar as contas. Você precisa de recursos para fazer seu negócio girar, fazer novos pedidos, repor mercadoria e claro, garantir seus próprios ganhos. Agora que os custos do seu negócio já foram calculados e são conhecidos, é o momento de definir o lucro. Entenda seu mercado, o produto que você vende e para qual público você vende. Produtos de preço baixo precisam vender muito mais para dar uma quantia significativa de dinheiro. Produtos mais caros precisam de um menor volume de vendas, mas os potenciais clientes também são um nicho mais específico. 

Foque em estabelecer uma margem de lucro ideal. Por que? Para garantir que a saúde financeira da sua loja não corra perigo, mas lembrando que preços muito altos afastam clientes em potencial de compra. Estabeleça um meio termo! 

Avalie o mercado e conheça a concorrência

Isso é um tabu e muitas vezes ignorado, mas é importante também observar as práticas dos seus concorrentes em questão de preço e prazo de pagamento. Afinal, vocês compartilham o mesmo público e é importante se destacar. Além da qualidade dos produtos e do atendimento, valores são sempre um fator determinante em uma decisão de compra. Algumas opções são a diminuição temporária de preços para gerar um aumento no volume das vendas, ou um aumento no prazo para pagar. Além de fazer a mercadoria girar dentro da loja e respeitar as sazonalidades do ano (existem épocas em que o comércio não está tão forte). Lembre-se que todas essas estratégias não devem ser tão recorrentes por basicamente duas razões: apesar do volume maior de vendas, descontos diminuem sua margem de lucro e podem afetar negativamente seus resultados financeiros. Seu cliente também pode acostumar com promoções frequentes e gradativamente ir diminuindo suas compras fora dessas condições.   

Trabalhe o conceito de valor e entenda seu cliente

O preço de uma peça entende-se pelo valor pago por ela. Mas o que seu público percebe como valor? São as características inseridas na peça mas que nem sempre são mensuráveis: o estilo, exclusividade, status, qualidade superior. Conheça seu produto para ter propriedade ao vender essas características, agregando muito mais valor nas peças. Se seus clientes percebem o produto como diferenciado, o preço torna-se um fator secundário. Defina sempre um ponto de equilíbrio! 

 

Agora que você já sabe como precificar corretamente seus produtos, aprenda a aplicar a técnica de descontos e garantir que suas promoções sejam sempre um sucesso!