Saber como aplicar a técnica de descontos é importante para qualquer lojista. Essa é uma estratégia que pode melhorar o posicionamento no mercado, bem como estimular a fidelização de clientes.
Contudo, ela precisa ser aplicada com cuidado. Caso contrário, ao invés de aumentar as vendas e obter um faturamento maior, o empreendedor pode perder dinheiro.
Existem algumas formas para você saber como aplicar a técnica de descontos de forma eficiente e inteligente.
E nesse post, vamos mostrar algumas dicas e estratégias para usar essa abordagem corretamente. Confira!
Como aplicar a técnica de descontos e faturar mais
1. Saiba precificar os produtos
Você sabia que a precificação interfere diretamente na aplicação de descontos?
Por isso, criar regras para uma redução de preço é fundamental para evitar prejuízos ou até mesmo uma margem de lucro muito baixa.
O ideal é que você use um software de gestão que ajude a fazer uma precificação inteligente. Com esse tipo de recurso, é possível simular como os descontos vão impactar no volume de vendas.
Dessa forma, você terá a certeza que os descontos estão sendo rentáveis para o seu empreendimento.
2. Selecione os produtos certos
A segunda dica é escolher os produtos certos, que realmente podem receber descontos. E isso vai depender da situação atual do seu negócio.
Por exemplo, muitas vezes o desconto deve ser dado no item que teve uma queda de vendas, e que precisa desse tipo de incentivo. Ou, quem sabe, alguma mercadoria em excesso que precisa ser vendida para dar lugar a novos itens que possuam uma boa margem de vendas.
Logo, antes de pensar em dar desconto, faça um levantamento completo do seu estoque, e veja quais os itens que podem entrar na estratégia.
3. Dê descontos por categoria de produto
Uma das formas mais simples de dar desconto é escolhendo uma categoria específica de produto. Essa é uma forma simples de aumentar as vendas, e que não gera confusão nos clientes.
Por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja que venda peças femininas, masculinas e infantis. É possível colocar todas as peças infantis com 10% de desconto, mas não as femininas e masculinas. Ou somente as calças, sejam de qual for o gênero e tamanho e etc.
E isso também pode ser determinado com base no cenário do seu negócio.
4. Redução do preço de produtos complementares
Mais uma das dicas de como aplicar a técnica de descontos é dando desconto em produtos complementares. Mas o que eles são?
São item que podem ser vendidos com a compra principal, mas que não são essenciais. Por exemplo, quando o cliente comprar um vestido para sair, você pode oferecer um desconto nos acessórios para complementar o look ou até mesmo no calçado.
Esse tipo de estratégia é muito vantajosa, pois você consegue dar o desconto que o cliente sempre deseja, mas fazendo que ele aumente o ticket médio da compra.
5. Alerta sobre abandono de carrinho
Uma coisa muito comum nos e-commerces é o abandono de carrinho. Ou seja, o consumidor entrou na loja virtual, colocou vários itens no carrinho, mas não finalizou a compra.
Isso pode acontecer por vários motivos. Mas, é possível reverter essa situação enviando um e-mail alertando o consumidor sobre o fato.
Nesse e-mail, o lojista pode oferecer algum desconto especial no frete ou em algum item para estimular a finalização da compra. Na maioria das vezes o consumidor só precisa desse tipo de incentivo para finalizar a compra e levar todos os itens que desejava.
Saber como aplicar a técnica dos descontos pode te ajudar a aumentar e muito a suas vendas. Contudo, lembre-se sempre de avaliar com calma que tipo de desconto pode ser dado, e que itens podem ter o preço reduzido.
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