Em geral, só lembramos da próstata quando o assunto é sério. Por isso, o Novembro Azul é um aliado para quebrar tabus e preconceitos sobre o Câncer de Próstata, doença que mata tantos anualmente.  A glândula – presente somente no corpo do homem – possui o tamanho de uma noz e pesa cerca de 20 gramas, mas mantém-se em constante estado de crescimento ao longo da vida. Está localizada logo abaixo da bexiga e envolve a uretra, canal responsável pela liberação da urina para fora do corpo. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. A doença é responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Em dados de 2018, foram registrados 68.220 novos casos, com 15.391 mortes somente no Brasil em 2017. Isso significa que de acordo com dados mais recentes, a cada 38 minutos um homem morre no país em decorrência do tumor. 

Característica singular que o distingue de outros cânceres, o de próstata é considerado um câncer “da terceira idade” – 75% dos casos mundo afora ocorrem em homens com 65 anos ou mais -. Anualmente, os dados indicam um aumento no número de diagnósticos – o que não sugere necessariamente mais casos. Significa, portanto, que a expectativa de vida do homem está maior, eles estão cada vez mais bem informados e realizando exames periódicos. 

Alguns sintomas devem ligar o sinal de alerta, como:

 

  • necessidade constante de urinar;
  • súbita urgência de ir ao banheiro;
  • dificuldade para urinar;
  • jato fraco ou gotejamento;
  • sensação de bexiga cheia mesmo após urinar.

Entretanto, graças aos avanços da medicina e campanhas de divulgação como o Novembro Azul, uma série de exames auxiliam no diagnóstico de problemas na próstata – e precocemente, se feitos com regularidade. 

Toque retal: é possível palpar a próstata em um exame feito no próprio consultório médico.
PSA: através de coleta de sangue, avalia-se a quantidade dessa molécula no organismo.
Ultrassom: geralmente é realizado quando acende-se um alerta nos exames anteriores.
Biópsia: em casos de suspeita de câncer, é retirado um pedacinho da próstata para análise laboratorial mais detalhada e precisa.