A última sexta-feira de novembro há anos ganhou uma conotação diferente para todo o comércio. A Black Friday é comemorada após o Thanksgiving (dia de Ação de Graças) nos Estados Unidos, quando é comum encontrarmos estabelecimentos oferecendo descontos que ultrapassam os 70%. O retorno é tão grande que a data ganhou força e foi aderida mundo afora. Encontre aqui dicas incríveis para vender muito na Black Friday e potencializar seus resultados! 

Uma coisa é inegável: a cada ano a data fica maior e mais importante. Antes, restringia-se aos para grandes varejistas de apenas alguns setores através de descontos em seus e-commerces. Mas rapidamente as prateleiras das lojas físicas também viram oportunidade no mercado aquecido, e enfim foram contagiadas pelo enorme buzz criado em torno do evento. 

A reta final do mês de novembro também traz um elemento importante: o clima de Natal já está no ar! Decorações por todos os lugares, propagandas na televisão, décimo-terceiro salário… seus clientes já começaram a pensar nos presentes! Você está preparado para aproveitar o bom momento? 

A Ebit|Nielsen realizou uma pesquisa monitorando os perfis de consumo do público na Black Friday de 2018 e os resultados impressionam. Somente em plataformas de e-commerce, mais de 4.27 milhões de pedidos garantiram um faturamento de R$ 2.6 bilhões, 23% acima da marca registrada em 2017. O crescimento continua: a expectativa para 2019 é R$3.15 bilhões, 21% a mais que ano passado.

Anote essas dicas e faça da Black Friday uma data imperdível no seu comércio! 


1- Em primeiro lugar, invista em marketing!

Mande e-mails, poste nas redes sociais, envie mensagens no Whatsapp, telefone. Anuncie, impacte o máximo possível de pessoas e crie expectativa! Não informe de cara qual será a porcentagem de desconto concedida ou a vantagem oferecida na data. Deixe isso para a última hora: caso sua promoção seja somente durante o 29 de novembro, informe no dia. Isso fará com que seu cliente retorne a sua página e visite a sua loja para saber mais!

2- Reforce seu estoque e treine a equipe!

Não adianta caprichar na divulgação se o estoque não atende a demanda. Crie a expectativa no cliente somente se você puder atendê-la. Na Black Friday, é natural que sua loja receba um movimento acima do normal. Portanto, treine seus colaboradores e deixe tudo preparado com antecedência para que não haja nenhum imprevisto. 

3 – Descontos que valham a pena ou nada! 

Quem nunca ouviu a expressão Black Fraude? O termo se tornou uma piada sobretudo nas redes sociais com o alto volume de falsos descontos anunciados por grandes empresas, principalmente nas primeiras edições da data no Brasil. A “maquiagem de preços” consta em aumentar o preço de um produto na semana anterior, por exemplo, para voltar ao original na Black Friday. Órgãos de fiscalização estão de olho nessas práticas e o consumidor também – e justamente por isso a credibilidade da data tem aumentado: os clientes estão mais confiantes nos descontos concedidos. Mesmo que você diminua o valor da sua margem de lucro, o volume total de vendas vai compensar. Além disso, a dimensão do alcance que a Black Friday atinge permite a oportunidade de alcançar um público que não é seu e trazer novas pessoas para sua loja. A hora de fidelizá-los é agora! 

Agora que você já anotou nossas dicas incríveis para vender muito na Black Friday, é hora de colocá-las em prática e extrair o máximo da data. A Veggi deseja muito sucesso nas vendas!