Embora não tenhamos informações precisas sobre o surgimento da escrita, as diferentes formas de comunicação através de letras e símbolos ao longo da história nos possibilitaram compreender muito daquilo que passou. Utilizados desde 2.900 a.C, os hieróglifos eram conhecidos como um modo de escrita divina no Egito Antigo e a tradução literal da palavra é “entalhe sagrado”.

Afinal, o que há de tão sagrado assim em se comunicar?
Tudo.

Anualmente, o ex presidente norte-americano Barack Obama divulga sua lista dos melhores livros lidos durante aquele ano. A prática também é frequentemente adotada pelo fundador da Microsoft Bill Gates. Ambos concordam em uma coisa: o hábito da leitura promove reflexões acerca de diferentes temáticas, informa, distrai e te conecta com outra realidade. 

clube do livroEm fevereiro de 2018, o bilionário americano Elon Musk lançou um foguete ao espaço. Dentro dele, estava seu carro, um boneco vestido de astronauta e nenhum tripulante. Ao invés disso, dentro do porta-luvas, a razão pelo seu interesse em astronomia despertado bem na infância: uma cópia da Série da Fundação, trilogia de ficção científica de Isaac Asimov sobre um império galáctico em ruínas que se passa 50 mil anos no futuro.

Enquanto os livros viajarão por 10 milhões de anos no nosso sistema solar, Musk nos mostra que a leitura nos dá asas – e não somente na ficção-. A leitura inspira, instiga e oferece novas perspectivas. 

Ainda que você não tenha ambições espaciais nem sonhe em ser presidente da república, os benefícios da leitura vão além do que você imagina e impactam positivamente na produtividade do dia a dia. O hábito comprovadamente estimula a criatividade, melhora o funcionamento do cérebro, incita o senso crítico, expande o vocabulário, reduz o estresse e provoca empatia. 

Depois de tudo, qual a razão para não começar a ler?

clube do livro

Sabendo disso, dois colaboradores da Veggi tiveram uma ideia pra lá de especial. Durante os três meses de concepção do projeto, uniram as forças, reuniram uma porção de livros que estavam guardados em um armário na empresa e doaram mais uma grande quantidade. Planejaram uma ação de inauguração e assim nasceu o Clube do Livro entre os funcionários. Maxwell falou que a ação surgiu da vontade de “reativar a utilização daqueles livros que estavam parados e despertar o hábito da leitura”. A ideia, segundo ele, foi “bordada” com a ajuda de Lu Moraes e Jeomara. Lu contou que grande parte dos colaboradores sequer sabia da existência desses exemplares na empresa, e decidiram montar uma exposição para “que as pessoas soubessem desses livros e se sentissem incentivadas a adquirir o hábito da leitura”. 

 Lançado no último dia 14, recebemos a visita de professores e alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – cujo estudo envolve o empreendedorismo na área da moda – que vieram conferir a iniciativa. Paralelamente às estantes expostas, um varal literário percorria toda a escada. Nele, pequenos poemas e trechos de grandes autores, como Monteiro Lobato, Vinícius de Moraes, Nelson Rodrigues e Caio Fernando Abreu. 

clube do livro

 A iniciativa permite que qualquer funcionário da Veggi pegue emprestado os livros à disposição, assim como também podem ceder algo para a biblioteca comunitária. Para controlar a entrada e saída de material do Clube do Livro, é utilizado um software interno para registrar os empréstimos e doações. Dentre os títulos disponíveis estão grandes clássicos da literatura, obras mais recentes e de temática infanto-juvenil, enciclopédias, livros de autoajuda, empreendedorismo, revistas e até DVDs. Dom Casmurro, de Machado de Assis; a ficção distópica Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley; a série Crepúsculo e Cinquenta Tons de Cinza; A Arte da Guerra de Sun Tzu; As Esganadas de Jô Soares e diversos exemplares de Paulo Coelho, como O Alquimista e Veronika Decide Morrer, o último inclusive adaptado em Hollywood.  

Para garantir uma maior integração entre os diferentes setores e funcionários, os idealizadores do projeto e a empresa sortearam brindes e livros para os participantes. De modo que não seja uma ação isolada, já criaram um grupo no Whatsapp para trocarem figurinhas, opiniões e ideias sobre as obras lidas. Vários livros em formato PDF também são encontrados no grupo, possibilitando a leitura no celular e em dispositivos móveis. A Veggi também receberá a visita de um professor de Literatura no próximo mês, propondo uma discussão mais ampla e técnica sobre os livros e incentivando ainda mais o hábito. E não para por aí! Várias outras ações vêm sendo planejadas para plantar a semente da leitura e fortalecer ainda mais o Clube do Livro na empresa. “Acredito muito no poder da literatura para abrir nossos horizontes”, finaliza Lu.