O câncer de mama possui dados alarmantes mundo afora e é responsável por 25% dos tumores que afetam o sexo feminino, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Brasil, estima-se que aproximadamente 60 mil mulheres serão acometidas pela doença somente em 2019. Diante desse contexto, uma data tornou-se muito falada: o Outubro Rosa. Você sabe de onde ele surgiu?

Outubro Rosa

 

O Outubro Rosa é uma campanha de impacto mundial com o objetivo de alertar, quebrar tabus e informar sobre o câncer de mama. Registros do início da mobilização apontam para 1990, em Nova York. Laços cor-de-rosa foram distribuídos durante a Corrida Pela Cura, realizada pela Fundação Susan G. Komen e com o objetivo de incentivar o auto cuidado e a prevenção. Com o passar dos anos, a data foi ganhando cada vez mais força e representatividade. Hoje o mês de outubro se tornou um grande aliado na luta contra a doença, disseminando informação e pressionando os sistemas de saúde a ofertarem tratamento de qualidade.

Entenda os sintomas e conheça seu corpo

 

A origem do tumor não possui uma causa única, e seu desenvolvimento se dá de diversas formas – rápida ou lentamente, de acordo com cada organismo -. Entretanto, alguns agentes podem estar relacionados com o surgimento da doença, como: histórico familiar de câncer de mama, excesso de peso e sedentarismo, consumo de álcool, etc. Outros fatores estão relacionados ao envelhecimento da mulher, ou seja: quando mais idade, maior a propensão. A vida reprodutiva de maneira geral também pode ser determinante, de acordo com a idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado e a idade da menopausa. Naturalmente, portanto, bons hábitos colaboram com o não-aparecimento da doença, e cerca de 30% dos casos poderiam ser evitados através da prática de atividade física, alimentação equilibrada, saudável e alinhada a manutenção do peso adequado a cada biotipo. 

Prevenção é sempre o melhor remédio!

 

É imprescindível estar atento aos sinais que o corpo emite. Esse tipo de câncer está relacionado a alguns sintomas que, muitas vezes, são visíveis na região da mama e sentidos através do toque. Nódulos fixos e indolores, pele da mama avermelhada, edemas similares a cascas de laranja e alterações no mamilo são algumas das tantas manifestações que a doença pode apresentar. O autoexame pode ser feito em casa, sem ajuda, e é imprescindível para o diagnóstico precoce. A mamografia é a tecnologia alinhada a prevenção, e é o exame periódico que deve ser feito para detectar tumores. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) sugere que o exame seja feito anualmente a partir dos 40 anos de idade. O INCA, entretanto, sustenta que seja feito a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos. Por isso, alinhar os exames de rotina ao autoexame. De acordo com o Oncoguia, se detectado em estágio inicial, as chances de cura são exponencialmente elevadas para cerca de 95%. Conhecendo o seu corpo, você será capaz de ligar o alerta quando algo estiver diferente!