Manter uma boa comunicação com a equipe é um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio. Então, quando os colaboradores não conseguem manter um diálogo saudável dentro do ambiente de trabalho, a tendência é o surgimento de conflitos. Inevitavelmente a empresa é prejudicada. Já demos dicas aqui no blog para formar um time poderoso nas vendas, mas hoje vamos trabalhar as relações depois que a equipe já está formada, através de dinâmicas em grupo.

dinâmicas em grupo

Por isso é tão importante desenvolver um aspecto comunicativo com seu time. Algumas dinâmicas em grupo são de fácil execução e viáveis para serem colocadas em prática, além disso, fazem toda diferença nos relacionamentos interpessoais dos funcionários. Confira algumas:

1.    Quem sou eu?

 

Essa é uma dinâmica para melhorar a comunicação com sua equipe que é exatamente como a brincadeira. Basicamente, você terá que cortar vários papéis com o nome de celebridades, famosos ou personagens. Cada integrante do grupo terá que pegar um papel (sem olhar) e segurar ele na testa com o nome voltado para os demais. O objetivo é que a pessoa que está segurando o papel adivinhe o nome que está nele, apenas fazendo perguntas como:

  • Eu sou um ser humano?
  • Moro no Brasil?
  • Eu sou um cantor?
  • Meu cabelo é preto?
  • Eu sou famoso?

Enquanto isso, os demais participantes só poderão responder as perguntas com sim ou não. Isso irá incentivar a comunicação entre os envolvidos de uma maneira divertida e bem lúdica.

2.    Verdade ou mentira

 

Mais uma das dinâmicas em grupo para melhorar o entrosamento entre os colaboradores é a verdade ou mentira. Não apenas descontraída, a atividade também dá um empurrãozinho para a equipe se conhecer melhor.

Reúna os participantes e peça para que cada um escreva em um papel três afirmações sobre si mesmo. Dessas, duas terão que ser falsas e uma verdadeira. Porém cada participante não deve falar para os demais qual é qual.

Depois os membros terão que mostrar as afirmações para o restante do grupo. Agora, as pessoas terão que adivinhar qual é a afirmação verdadeira e qual é a falsa. Assim, a dinâmica pode melhorar a comunicação e estimular a aproximação entre os funcionários.

3.    Ilha do tesouro

 

Mais uma das atividades divertidas que você pode fazer dentro do seu empreendimento é a Ilha do Tesouro. Essa dinâmica pode trabalhar tanto a comunicação como também a motivação dos colaboradores.

O ideal é que você ofereça nessa atividade uma recompensa que possa ser compartilhada, como uma caixa de bombons. Isso fará toda a diferença no final.

Você vai precisar apenas de algumas folhas de jornal para fazer essa dinâmica.

Em seguida, posicione todos de um lado da sala e entregue uma folha de jornal para cada um. Coloque a caixa de bombons ou prêmio compartilhável na outra extremidade do ambiente.

Logo depois, explique para os participantes que eles terão que chegar até o outro lado se quiserem o prêmio. Mas existem regras: ninguém pode tirar os pés de cima da folha, e ela não pode ser rasgada ou danificada.

Não há como chegar ao outro lado sozinho. Assim, o objetivo é que os participantes descubram que precisam da ajuda de outra pessoa para conseguirem alcançar o prêmio. Ao final da dinâmica, a caixa de bombons ou prêmio compartilhável deve ser dividido entre todos. Em seguida, você pode sentar com os participantes para debater sobre a importância do trabalho em equipe.

Ao fazer dinâmicas em grupo, certamente você verá como será mais fácil trabalhar a comunicação com sua equipe. Por meio de atividades leves e descontraídas, não só será possível conhecer melhor os colaboradores, como também facilitará o desenvolvimento de uma abordagem mais assertiva de diálogo.

 

Você também pode se interessar: Como manter sua equipe de vendas motivada sempre