Saber como segmentar clientes é importante para qualquer empreendedor, pois, é através da segmentação que será possível criar estratégias focadas. O seu público-alvo é dividido em vários subgrupos e cada um deles possui necessidades e comportamentos específicos.

Um grupo, por exemplo, pode fazer compras recorrentes com um ticket médio de R$ 150. Já outro pode comprar de forma mais esporádica, mas com um ticket médio de R$ 500. E cada um deles vai precisar de uma abordagem diferente nas ações de marketing.

E para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como segmentar clientes. Confira!

1 – Faça pesquisas e analise dados

Segmentação não é algo que você faz “achando coisas”. Por exemplo, “eu acho que esse grupo de consumidores gosta mais desse tipo de produto”. Para segmentar de forma eficiente, você precisa fazer pesquisas e analisar dados.

Por isso é importante falar com o seu público-alvo e também ficar de olho nas métricas. Uma boa alternativa é colocar formulários de feedbacks a disposição dos usuários. Seja no final de uma compra ou em uma página fixa no seu site.

Além disso, use ferramentas como o Google Analytics para rastrear o comportamento dos leads. Veja quais são as páginas mais acessadas, o tempo médio de permanências, entre outros dados. Tudo isso poderá ser útil na segmentação.

2 – Organize o grupo em listas e saiba como segmentar clientes

Mais uma das dicas de como segmentar clientes é organizar os grupos dentro do seu público-alvo em listas. Isso irá te ajudar a não se perder na hora de criar ações segmentadas.

As ferramentas de e-mail marketing, por exemplo, permitem que você crie distintas para disparar sequências diferentes de mensagens. Você pode separa-las por tags, preferências ou outros critérios conforme os seus consumidores.

3 – Utilize as redes sociais a seu favor

As redes sociais são fontes ricas de informações para quem deseja segmentar os clientes de forma eficiente. Isso porque, nesses espaços as próprias pessoas deixam seus interesses claros para todos.

Muita gente acha que é necessário comprar esses dados das próprias redes. Contudo, existe muita informação pública que você pode aproveitar.

As hashtags, por exemplo, são grandes ferramentas de segmentação. Como elas são usadas como centralizadoras de conteúdo, através delas é possível chegar em consumidores que realmente tenham interesse em determinados assuntos.

4 – Use páginas de captação de leads

As páginas de captação de leads são uma das maneiras de como segmentar clientes mais eficazes. É através desse tipo de ferramenta que você poderá obter dados concretos e detalhados sobre seus consumidores. Desde coisas como sexo e idade, até gasto médio de compras, tipos de produtos preferidos, sites que mais acessam entre outras informações.

Existem várias ferramentas de criação de páginas do gênero na internet. Algumas gratuitas e outras pagas. E escolher entre elas dependerá diretamente do seu tipo de negócio.

Se o seu empreendimento está crescendo, por exemplo, e você deseja dados mais detalhados para conseguir potencializar os resultados, talvez pagar uma plataforma seja a melhores opções. Mas avalie antes de escolher.

5 – Crie várias personas e veja como segmentar clientes

Uma persona é uma representação do seu cliente ideal. É ela que poderá te guiar no planejamento de ações de marketing.

No caso, como você vai trabalhar com vários grupos de clientes dentro do seu público-alvo, o ideal é criar uma persona para cada um deles. Dessa forma, será mais fácil segmentar suas campanhas e estratégias com base em representações distintas dos seus consumidores.

Agora que você sabe como segmentar clientes, não deixe de colocar essas dicas poderosas em prática. Você verá como elas farão toda a diferença no seu negócio.

Veja também um conteúdo sobre como conhecer melhor o seu cliente, clique aqui e veja.

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