Você está preparado para vender mais no Dia das Mães? Ainda há tempo para aprender a atender ao cliente melhor nessa data!

O Dia das Mães é a data mais importante no primeiro semestre do ano, é praticamente o “Natal em maio”, todos querem agradar a pessoa mais especial de nossas vidas. Por isso é importante se planejar para conseguir se destacar entre a concorrência nesse dia, a atenção ao atendimento ao cliente é essencial.

Se você acha que está em cima da hora, não se preocupe. Ainda há tempo para atender melhor seu cliente nessa data especial.

Siga com dedicação as nossas dicas que você irá se surpreender com os resultados, poderá conseguir melhorar o atendimento da sua loja da noite para o dia! Vamos fazer isso juntos então?

 

1 – Uniformização

Veja essa situação e pense: O funcionário A atende um cliente hoje e consegue ajudar o cliente a comprar. No outro dia esse cliente volta pois quer comprar mais, mas agora ele é atendido pelo Funcionário B mas esse faz tudo diferente e ainda não consegue fazer a venda.

O cliente vai se sentir confuso quanto a sua loja e a experiência que ele teve ao estar nela e fazer compras. Um único atendimento feito da forma errada pode fazer com que o cliente nunca mais volte a comprar com você.

Por isso a uniformização do atendimento é importante e irá ajudar a equipe para o Dia das Mães. Não é necessário criar um texto ou script detalhado para eles seguirem, mas sim de definir uma abordagem uniforme que todos façam e sempre tenham isso em mente na hora do atendimento. Nessa abordagem é sempre bom ter em mente onde o cliente irá percorrer pela loja até que ele faça a compra e vá embora, para que todos saibam esse fluxo e o facilitem ao máximo.

 2 – Conheça tudo da loja!

Para fazer um bom atendimento a equipe precisa saber de tudo sobre a loja: os produtos, os processos, as rotinas, TUDO! Do contrário, os atendentes não vão conseguir ajudar e orientar os clientes. Por isso, é preciso realizar treinamentos para melhorar o serviço da loja.

É claro que não adianta fazer apenas um treinamento e achar que tudo está resolvido, porque as coisas mudam e a equipe também; então, o certo é treinar periodicamente o time, criando. Além disso, realizar um aquecimento antes do Dia das Mães já vai ajudar a melhorar o atendimento!

3 – Argumentação

O atendimento envolve argumentação entre o vendedor e o cliente, sendo essa a chave para gerar mais vendas. Existem diferentes estratégias de argumentação: que tal conhecer algumas?

Vendas Emocionais

As vendas emocionais buscam tocar em emoções fundamentais do cliente para convencê-lo a comprar.

Um dos melhores exemplos é a urgência: uma das formas de persuadir o cliente a comprar é convencê-lo de que se ele não levar aquele produto para casa naquele momento, vai perder uma grande oportunidade. As emoções são ativadas pela linguagem verbal, as palavras, e não-verbal, os gestos e a expressão facial, do atendente.

Essas vendas emocionais estão relacionadas com gatilhos mentais e, entre esses estímulos, a escassez – “tem pouco”, “falta pouco tempo” – é o que mais faz sentido para argumentos de venda. Incorporar isso ao atendimento, sem parecer apelativo, requer muita técnica e a ajuda dos seus vendedores.

Venda casada ou Cross-selling

Outra alternativa é o cross-seling ou venda casada, que consiste em oferecer ao cliente produtos que estejam relacionados com um item que ele já está comprando.

A argumentação, nesse caso, deve convencer o cliente de que, se ele levar os dois produtos juntos, vai ter ainda mais benefícios.

4 – Observação

Talvez a observação seja a técnica mais simples para melhorar o atendimento, mas também uma das menos utilizadas.

Muitos vendedores pensam que a estratégia certa é falar, falar e falar mais, tentando convencer o cliente a comprar. Mas o resultado disso é quase sempre o oposto do desejado: o cliente fica incomodado e se fecha.

Se esses vendedores apenas dedicassem algum tempo a observar e ouvir o cliente, poderiam entender quais são suas verdadeiras intenções e necessidades. Aí então, na hora de argumentar, seriam mais certeiros.

5 – Exclusividade

Você já foi a algum daqueles restaurantes em que o garçom responsável pela sua mesa trata você como se fosse o cliente mais importante do estabelecimento? Ele sugere pratos, volta várias vezes para saber se você está gostando da refeição, traz petiscos, um bom vinho de cortesia, etc.

Talvez esse nem seja o melhor restaurante, mas você volta a ele – simplesmente por causa do tratamento exclusivo.

Esse é o tipo de atendimento que precisa ser oferecido no seu negócio: todo cliente deve ser tratado como um VIP. Com certeza, isso não vai apenas aumentar suas vendas no Dia das Mães, mas também fará com que os clientes voltem muitas outras vezes!

 

Gostou das cinco dicas? Com elas, você vai melhorar o atendimento rapidamente e trazer mais vendas para o Dia das Mães. Além disso, o serviço de qualidade viabiliza outras vantagens, como a fidelização dos clientes e a construção de uma boa reputação para sua loja.