O uso desse super-heróis nas estampas de roupas para crianças é uma tendência internacional, uma vez que os estúdios de cinema não param de lançar filmes com vários deles juntos, com dois ou três dos personagens ou mesmo somente em cima de um destes poderosos.

Inspirada no encatamento que os super-heróis exercem sobre as crianças, a Linha Sonho e Fantasia do Grupo Veggi  traz em suas coleções para meninos e meninas peças com esses personagens que despertam a admiração e o lado lúdico das crianças.

A verdade é que os olhos de crianças, adolescentes e até mesmo os de adultos brilham quando esses super-heróis aparecem em cena. Com isso as crianças embarcam no mundo da imaginação, ao verem que os super-heróis salvam o mundo dos vilões e dos inimigos.

Além de prazerosa, a imersão no mundo da fantasia faz toda a diferença no desenvolvimento infantil, como mostram estudos ano após ano. Uma revisão recente de pesquisas, feitas com crianças de 4 a 10 anos entre 1985 e 2008, queria entender se a criatividade e a imaginação haviam sofrido efeitos ao longo do tempo.

O trabalho, conduzido por cientistas da Universidade de Case Western Reserve, em Ohio (EUA), mostrou que não só as crianças estão mais imaginativas como também usam a brincadeira para desenvolver melhor a inteligência emocional.

Os pesquisadores ressaltaram que, quanto mais essas habilidades infantis são usadas no dia a dia, melhor são as faculdades associadas à memória, à criatividade e à resolução de problemas, características muito valorizadas no mundo adulto.

Ao dar vida a um super-herói e fazê-lo passar por desafios, as crianças ensaiam para situações difíceis, enfrentam problemas e buscam soluções em seu repertório, um processo complexo e natural. Os heróis são ótimos para ajudar a passar ensinamentos, uma vez que carregam em suas histórias lições de moral. Estamos em um mundo em que valores morais, éticos e humanísticos parecem estar ficando cada vez mais distantes. E, por mais que se tente “esconder” isso das crianças, elas sabem sim e, às vezes, até sentem isso na pele na escola.

Portanto, reforçar as atitudes e pensamentos de super-heróis, de uma maneira lúdica, é uma boa forma para estimular condutas e pensamentos do bem, fazendo um resgate do que de fato é certo.

Com mediação, estímulo, amor e respeito, os pais evitam que o lado negro da força faça algo de ruim ao seu filho e ainda mostram que, na verdade, são eles os verdadeiros super-heróis. Podem não ser os mais fortes e poderosos, mas estão sempre com o colo e o carinho prontos para ajudar as crianças a enfrentarem qualquer batalha.

Mas que consequências essa admiração pode trazer às crianças? A Mattel se interessou pelo assunto e, em parceria com o instituo de pesquisa GFK Indicator, realizou um estudo para descobrir qual a influência dos super-heróis de quadrinhos na vida dos pequenos. Os papais e as mamães podem ficar tranquilos! Os psicólogos da pesquisa concluíram que os super-heróis do passado (aqueles que, por exemplo, possuem identidade secreta) agregam valores ao dia a dia dos pequenos, como ética, humildade e, claro, coragem.

Isso acontece porque as crianças conseguem se identificar com os heróis, pois, mesmo com superpoderes, eles têm seus momentos de fraqueza e sentem medo. Já os vilões valorizam a existência de um herói e são importantes para que os pequenos saibam não só que o mal existe mas também que ele pode ser vencido. Até as cenas de lutas entre o bem e o mal são benéficas aos olhos e à mente das crianças. Se forem bem estruturadas, não exagerarem na violência e se encaixarem na trama, podem ensinar que mesmo em um conflito é possível existir ética.

Que tal experimentar isso com seus filhos? Afinal, como diz a música de David Bowie: “todos podemos ser heróis ao menos por um dia”, na canção “Heroes”.