Em 2016, o aplicativo WhatsApp  atingiu a marca de 1 bilhão de usuários; no Brasil, são mais de 100 milhões.  Diante de números surpreendentes, fica claro o motivo pelo qual realizar vendas via WhatsApp é uma oportunidade para alavancar o faturamento de qualquer empresa.

Logo, é inegável que o WhatsApp tornou-se uma poderosa ferramenta de vendas.

Uma das principais vantagens do aplicativo WhatsApp, é o fato de ser gratuito, sendo necessário apenas estar conectado a internet.

Outro diferencial é a possibilidade de realizar diversas atividades simultâneas enquanto conversa com alguém neste aplicativo, uma vez que, pode atender telefone, responder um e-mail, atender pessoalmente, e em paralelo, realizar um atendimento via WhatsApp.

O WhatsApp tornou-se um dos principais canais de vendas de inúmeras empresas brasileiras.

Por isso nós listamos abaixo 5 dicas básicas e 15 avançadas de como usar melhor essa ferramenta:

5 Dicas Básicas:

  1. Providencie um aparelho celular para empresa: Em alguns casos, quando a empresa apresenta um grande volume de atendimentos, produtos e serviços, é indicado um número de WhatsApp para cada comercial da empresa.
  2. Redes Sociais integradas com WhatsApp: Antes de realizar vendas, você precisa criar uma base de contatos, logo, utilize o maior número de redes sociais possível para divulgar o número do WhatsApp de sua empresa.
  3. Site focado em vendas via WhatsApp: Ao invés do telefone tradicional que ninguém utiliza mais, divulgue em seu site o número do WhatsApp de sua empresa.
  4. Lista de contatos atuais: Analise o cadastro de todos clientes atuais, identifique quais apresentam WhatsApp e adicione no aparelho da empresa.
  5. Atendimento rápido: Uma das principais características deste aplicativo, é a agilidade na comunicação. Logo, para ser bem sucedido com esta poderosa ferramenta de vendas, é indispensável que o tempo de resposta as informações solicitadas seja muito rápido, se possível em 5 minutos, no pior das hipóteses, 60 minutos.

Após organizar o básico, chegou à hora de aumentar sua base de contatos:

15 Dicas Avançadas

  1. E-mail Marketing: Realize uma campanha para divulgar para todos os seus contatos atuais que sua empresa vai oferecer um atendimento diferenciado via WhatsApp.
  2. Facebook Ads: Faça campanhas exclusivas para vendas via WhatsApp, oferecendo descontos especiais para quem comprar pelo aplicativo.
  3. Google Adwords: Divulgue seu novo canal de vendas através dos Links Patrocinados do Google.
  4. Salve o nome de cada cliente no celular: Defina uma palavra chave para identificar que é um cliente, utilizando a própria palavra cliente por exemplo.
  5. Listas de transmissão: Após organizar todos os seus contatos, crie listas de transmissão com os clientes que tenham interesse no mesmo produto ou serviço de sua empresa. A lista de transmissão, é uma funcionalidade onde você consegue enviar uma mensagem para diversos contatos ao mesmo tempo, sem que um contato tenha acesso ao número do outro.
  6. Segmentar os clientes: Para ser eficaz a utilização das listas de transmissão, é necessário que os clientes estejam agrupados (segmentados) conforme seu interesse, pois, se um cliente está interessado em comprar camisas masculinas, não adianta enviar informativos de roupas femininas. Divulgar um produto ou serviço que não seja de interesse de seu prospect, pode deixar uma imagem negativa de sua empresa, fique atento para só encaminhar conteúdo relevante.
  7. Treinamento de sua equipe: É indispensável que sua equipe receba um treinamento de profissionais capacitados em Marketing Digital e Vendas via WhatsApp, pois, é muito comum empresas gerarem demanda, mas a equipe comercial não estar apta para realizar vendas. Apresente um atendimento personalizado, com textos objetivos e diretos, com base na informação solicitada pelo cliente potencial.
  8. Relacionamento: Como em qualquer venda, não se iluda achando que as pessoas vão contatá-lo e realizar uma compra imediata. A qualidade no atendimento será um fator determinante para conseguir realizar uma venda pelo WhatsApp.
  9. Material de apoio: Identifique as perguntas mais frequentes e desenvolva um material de apoio para sua equipe comercial (áudios, textos prontos e vídeos curtos), no entanto, deixe sempre claro para sua equipe a necessidade de um atendimento personalizado.
  10. Tempo para venda: Dependendo do produto ou serviço, uma venda pode demorar dias, semanas, meses. Entenda qual é o tempo do seu negócio para conseguir programar novas ações.
  11. Registro de Informações: É indispensável que sua equipe comercial utilize algum sistema de CRM ou simples planilha em Excel para registrar tudo que foi conversado com o cliente em potencial, para que em próximos contatos seja possível identificar o que está sendo negociado com o cliente, sem a necessidade de perguntar o que foi conversado anteriormente.
  12. Retornos Comerciais: O tempo de retorno vai variar conforme cada negociação, logo, registre todas as informações e retorne ao cliente na data em que este sinalizou ser o momento adequado. Em alguns casos, são necessários mais de 4 retornos até conseguir fechar uma venda.
  13. WebWhatsApp: Não existe nada mais desconfortável que você entrar em uma empresa e uma pessoa ficar teclando no WhatsApp e não te dar atenção, certo? Mas não se preocupe, utilizando o aplicativo WebWhatsApp você consegue acessar todas as mensagens do WhatsApp por um notebook ou desktop.
  14. Atendimento: Algumas empresas realizam atendimento apenas em horário comercial, se esta for sua opção, deixe bem claro isto em sua comunicação. No entanto, se você deseja realizar muitas vendas, recomendamos que tenha uma equipe permanente de plantão, para realizar o atendimento em qualquer horário que o cliente potencial entrar em contato.
  15. Fechamento da venda: Uma vez desenvolvido um relacionamento comercial e apresentado para seu cliente potencial que o produto ou serviço de sua empresa é o melhor do mercado, chega a hora da Venda! Há muitas pessoas que deixam de realizar uma compra por ter que se deslocar até a empresa. Logo, nossa última dica é uma inovadora ferramenta para realizar vendas pela Internet, o aplicativo OmniChat.

Espero que com essas dicas você possa entender e utilizar melhor essa ferramenta tão poderosa.