Se a sua loja ainda não está no Facebook, está mais do que na hora de montar uma pagina para ela; afinal, é a maior rede social do mundo, com maior número de usuários. Se já está, este é um momento de repensar se ela adequada. Certamente, a maioria de sua clientela está no Facebook. E tem mais: seus potenciais clientes também devem estar.

Então, vamos começar do começo. Antes de mais nada, é preciso saber que o Facebook e as redes sociais, em geral, são grandes aliadas das empresas de todos os segmentos e tamanhos. Porém, para ter sucesso na internet, é necessário saber como usar apropriadamente essas ferramentas.

Vamos te ajudar neste artigo como construir sua página. Leia abaixo:

Interação com o público é essencial para o sucesso – Uma das principais vantagens de usar o Facebook para divulgar uma loja de roupas é a capacidade de interação com os seguidores de uma página de maneira rápida e direta. Uma empresa inteligente usa o Facebook para esclarecer dúvidas sobre seus produtos, cultivar uma boa imagem na web e ganhar mais clientes.

Além disso, as redes sociais são ferramentas muito boas para realizar um  pré-venda,  com as finalidades de responder perguntas dos usuários ou interagir com eles nas publicações.

Conteúdo informativo e útil é um bom caminho para o sucesso – O Facebook, de certa forma, limita alcance das publicações de uma fanpage (página de empresa. Frente a isso, uma das melhores formas de  divulgar sua loja de roupas é criando engajamento, ou seja, relacionamento com seu público.

Há duas métricas em que toda empresa deve ficar de olho nessa rede social: o número de curtidas e o número de pessoas que estão falando sobre a página.

Essa segunda métrica avalia o engajamento da marca no Facebook, ou seja, quanto mais envolvimento, mais seus conteúdos são expostos para seus seguidores, uma vez que o Facebook  detecta o que é um conteúdo bom.

Portanto, uma estratégia eficaz nessa rede social está no equilíbrio entre posts chamados de conversão ou de publicidade (aqueles destinados a gerar vendas) e posts com  conteúdo rico em informações para sua clientela, repleto de dicas.

Dirija seus posts para a clientela de sua loja – Se você tem uma loja de roupas infantis, seu público mais provável é formado por mães, ou tias ou avós, em sua maioria. Sendo assim, você tem de preparar posts com a linguagem para atingir essas mulheres. As informações deverão ser úteis para elas. Portanto, no momento do desenvolvimento da fanpage, convide mulheres que você sabe que são mães, avós, tias. Dificilmente, uma adolescente irá acessar seu material.

Nos anúncios  pagos do Facebook, é possível segmentar a audiência de um post específico com base no gênero, idade, localidade ou interesses do público.

Sorteios e promoções podem ajudar o lojista – O Facebook é uma rede social muito eficaz para o lojista, uma vez que possibilita uma divulgação direcionada e a possibilidade de conversão direta com seu público.

Uma boa tática para ser usada no Facebook é divulgar uma promoção especial, oferecendo um cupom de desconto especial para determinados tipos de roupa pode ser divulgado para seu público por meio da rede.

Sorteios de brindes ou concursos culturais também podem ser feitos e geram muita repercussão e podem contribuir significativamente para aumentar as vendas de uma loja de roupas.

Atualização com frequência é imprescindível – Não adianta postar um conteúdo primoroso, mas não atualizar sua página. Para conseguir o interesse do público e, consequentemente, o like, é crucial  ter uma regularidade de publicação de posts.

Mas também não precisa exagerar, portanto qualquer coisa duas vezes por dia. Isso, certamente, irá irritar o público. Também é bom você ter em mente quais são os melhores  horários de postagem e que podem gerar melhores resultados.

Durante a semana, o horário que tem maior média de cliques no Facebook é de 13h às 17h. O pico do tráfego nessa ferramenta é às 15h. Então, programa-se para que o post entre nesses períodos.

Anúncios são mais do que indicados – O Facebook Ads (os posts que são anúncios) geram resultados muito significativos, propiciando uma maior visibilidade da marca e um aumentos nas vendas.

Aqui, cabe o mesmo conselho: não exagere, pois muitos anúncios, além de consumirem um investimento alto, podem levar seu público a um certo “cansaço” da marca e até rejeição. O mais adequado é ter um equilíbrio entre 10% de publicidade e 90% de conteúdo orgânico (não pago) de qualidade.

O Facebook Ads permite um alto nível de segmentação de seus anúncios, de forma que você atinja com muito mais precisão quem realmente pode ter algum interesse pela sua loja. Por exemplo: é possível fazer uma segmentação por bairros, dentre vários outros critérios.

As fotos precisam ser muito caprichadas – Roupas têm um apelo extremamente visual. Uma foto mal feita pode destruir uma roupa que é maravilhosa; o contrário, também é verdade.

Isso deve ser levado muito a sério, pois as postagens com imagem são as que têm mais visualizações. Daí, a importância de fazer fotografias primorosas para os posts. Se a câmera do seu smartphone não é tão boa, se você não tem uma máquina fotográfica legal ou mesmo não é bom para fazer fotos, peça orçamentos para fotógrafos indicados.

Fique atento às métricas ou dados  – Além das métricas já citadas, o Facebook proporciona outras informações relevantes para o administrador da página, como: taxa de cliques, taxa de rejeição e alcance pago. Com elas, é possível entender o quão efetivas são as publicações. Isto é: se existe uma interação real do público com o conteúdo.

Tenha em mente que não é o suficiente apenas ter algumas curtidas na página. É preciso que o engajamento seja mais amplo, assegurando, assim, que o material está de fato chegando ao público-alvo.

Se observar que os números estão abaixo do esperado, é preciso reavaliar a estratégia adotada. Vale destacar, aqui, que um conteúdo realmente relevante vai conquistar bons índices de engajamento.

Explore temas atuais – É fundamental essencial postar  assuntos atuais, que atraiam a atenção do público. Preparar publicações interessantes pode levar a uma viralização do post, por exemplo. O resultado é o alcance de um número bem mais elevado de pessoas.

Pois é, quem não se lembra do “bilhete” do garotinha dirigido à mãe para “avisar” que poderia ser feriados. O post bombou, foi parar na mídia e até virou brincadeira entre adultos.

Não se esqueça de campanhas sazonais, como Dia das Mães, Natal, Dia das Crianças ou Dia dos Namorados, Dia do Professor, entre outras datas que estejam relacionadas ao público de sua loja. Monte um calendário. Aposte também em posts educativos, em que o público poderá, por exemplo, aprender com que tipo de blusa usar determinada calça.

O diálogo é o caminho para o sucesso – Não esqueça que as redes sociais são um caminho de interação com o seu público E esse não pode e não deve ser um caminho de mão única, de forma alguma. Não tenha medo, esclareça questionamentos, entenda e atenda reclamações sempre buscando soluções boas para ambas as partes.

Aproveite sempre para responder, agradecer e, assim, desenvolver um bom relacionamento com sua clientela ou potenciais clientes.

Capriche nas informações – Na fanpage, há uma área que você precisa fazer um resumo de qual é o seu negócio (um descritivo da loja), seus produtos, serviços, endereço, telefones, formas de contato etc.

Prepare tudo isso e peça, se possível, para um sócio ou um funcionário te ajudar a rever as informações.

Aproveite e monte uma bela galeria de fotos com suas peças, preferencialmente utilizadas por modelos. Tenha fotos da parte externa e interna da loja também.

Caso tenha alguma dúvida na hora de produzir sua fabpage, temos um bom tutorial para você seguir os passos:

Clique aqui e veja o tutorial

Caso ainda não tenha uma página de sua loja, está mais do que na hora de correr para fazer uma. Se ela já existe, aproveite para ver as métricas, analisar se ela está indo bem, o que está certo, o que está errado.