Cláudia Leite, Isabella Santoni, Beyoncé, Selena Gomes, Jessica Alba e Rihanna.

Há algum tempo, quem saia de pijama às ruas, por exemplo, para ir a uma padaria logo cedo comprar pão quentinho recebia olhares de estranhamento. Ou achavam que a pessoa poderia estar doente com uma gripe, uma depressão forte ou até mesmo “fora do ponto”. Mas aí está o que é justamente fascinante na moda: a capacidade de transmutação de padrões.

Aqui, a história do pijama sair da cama começou com a corajosa apresentadora e atriz Adriane Galisteu, que foi fazer seu programa em plena madrugada de pijamas. Aquilo gerou uma enorme polêmica na mídia. Depois, alguns outros apresentadores acabaram dando uma copiada na “ousadia”.

Tempos depois, vieram as famosas festa infantis do pijama que podem ser feitas em casa com uma turminha de amigos à noite. É uma oportunidade para a garotada se reunir, brincar muito, jogar games, comer deliciosas guloseimas e até fazer a famosa guerra de travesseiros (ah, até os adultos gostam!); depois de toda a bagunça e muita energia, todos vão dormir em camas, colchões e até barracas.  As escolas infantis também estão fazendo, porém as festas costumam ser durante o dia mesmo.

Famosas internacionais foram pioneiras.

No entanto, mais recentemente, os pijamas começaram, sim, a ganhar as ruas e na pele de mulheres famosas e até de verdadeiros ícones da moda. A tendência não passou despercebida aos olhos atentos dos estilistas das mais importantes grifes.

No Exterior, em 2012, Beyoncé foi assistir a um jogo de basquete com Jay-Z, e escolheu, para isso, um conjunto estampado da grife Tibi. No mesmo ano, Rihanna. sempre clicada com produções cheias de personalidade, foi de pijama à première do filme ‘Batalha Naval’, no Japão.

Sem contar com a atriz norte-americana Sarah Jessica Parker, ícone fashionista, dando um passeio pelas ruas de Nova York a bordo de pijama de seda, sutiã de renda à mostra, muitas joias e um scarpin altíssimo.A atriz foi flagrada com o look luxuoso durante uma gravação de um comercial. Quem melhor do que ela para ditar uma nova tendência de moda, não é mesmo?

Brasileiras de pijama.

Bruna Marquezine no Festival de Cinema em Veneza.

A atriz Bruna Marquezini “desfilou” pelas ruas de Veneza com um pijama nude. Claudia Leitte, por exemplo, vestiu um modelito para o episódio de estreia do “The Voice Brasil”, deixando a lingerie à mostra. Giovanna Antonelli também foi outra que seguiu a tendência e a adotou em um evento de moda em São Paulo.

Até a séria jornalista e apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos,  apareceu para uma chamada do telejornal vestida em uma blusa de pijama de seda rosa, do tipo quimono. Como houve uma reação muito rápida nas redes sociais, gerando até alguns memes, ao voltar para fazer a apresentação do Jornal em seu horário rotineiro, ela já havia trocado de roupa.

Marcas antenadas estão desenvolvendo lindos modelos e prometem.

Assim, marcas mais conectadas às tendências estão apostando no pijama como peça fashion para diversas ocasiões.

A tendência das peças estilo pijama, entretanto, requer tecidos de qualidade e caimento solto, leves e fluidos. As cores e as estampas devem ter tons sofisticado,s como o preto, marinho, vinho, petróleo e verde-militar combinados à produções monocromáticas em forma de mini estampas artsy, abstratas, paisley ou digital, de padronagens despojadas.

No entanto, é possível produzir composições clássicas, modernas e elegantes  utilizando essa referência. Assim, para àquelas que desejam apostar no estilo das peças, é importante prestar atenção nos acessórios e nos sapatos utilizados, que devem ser elegantes e luxuosos, para que não se crie um visual extremamente despojado. O look pede uma maquiagem mais natural, já os cabelos podem estar levemente “desarrumados”.

Em breve, você vai ver pijamas sendo usados em um verdadeiro show. É só aguardar….