Você sabe como estão os seus indicadores de desempenho para vendas? Se não, então provavelmente você está perdendo grandes oportunidades de melhorar o seu negócio e seus resultados.
É por meio dessas métricas que você consegue entender melhor como o seu empreendimento está funcionando, e quais pontos precisam ser melhorados. Logo, não avaliar esses indicadores é quase como vender no escuro. Ou seja, suas ações não terão o direcionamento adequado e, por isso, correm o risco de não gerar o efeito esperado.
Há uma grande quantidade de indicadores de desempenho para vendas que você pode avaliar. E, nesse post, separamos os cinco principais que não podem faltar no seu planejamento.
Confira!
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Indicadores de desempenho para vendas: Conheça os 5 mais importantes
Dentre os indicadores que mostram como andam suas vendas, existem aqueles nos quais é essencial ficar de olho. E uma das métricas para vendas que você não pode deixar de observar é:
1 – Leads gerados
O indicador de Leads gerados mostra as pessoas que são clientes em potencial. Isso quer dizer que elas mostraram interesse no seu produto ou serviço, mas ainda não efetuaram uma venda.
Apesar dessa métrica não representar vendas em si, ele é importante para que você entenda o alcance que o seu negócio está tendo. E com base nesse resultado é possível elaborar estratégias que convertam esses clientes em potencial.
2 – Leads qualificados
Os Leads Qualificados são “parecidos” com o indicador anterior. Mas, além de ter interesse no seu produto ou serviço, o lead também apresenta o conhecimento necessário para tomar a decisão, por isso ele é considerado qualificado.
Esses clientes em potencial já foram “alimentados” por sua marca através de estratégias pontuais. Logo, têm mais chances de serem realmente convertidos.
Por isso, o foco das suas ações deve ser neles.
3 – Taxa de conversão
A taxa de conversão é um dos indicadores de desempenho para vendas mais importantes. Isso porque, ela mostra quantos dos leads realmente se tornaram clientes. Ou seja, fizeram uma compra.
Com base nessa métrica você consegue criar estratégias mais assertivas, que potencializem os seus resultados. Inclusive, você pode avaliar o nível de conversão em diferentes canais.
Dessa maneira, você poderá ver quais canais estão gerando melhores resultados, e quais precisam de ações para aumentar o nível de conversão.
4 – CAC
O CAC é um indicador diretamente relacionado aos investimentos do seu negócio. O custo de aquisição por cliente (CAC), mostra basicamente quanto você gasta para adquirir cada novo consumidor para o seu negócio.
E por que isso é importante?
Porque é esse indicador que mostra se uma estratégia está realmente valendo a pena ou não. Não é só porque você está vendendo muito, que isso quer dizer que sua empresa está lucrando.
Se você vende muito, mas o CAC é tão alto que deixa a sua margem de lucro minúscula (ou pior te deixa no vermelho), está na hora de mudar a estratégia. Por isso é importante ficar de olho nesse indicador, ele sempre deve ser o menor possível para o seu negócio.
5 – Ticket médio
O ticket médio também está diretamente relacionado ao lucro real do seu negócio. Isso porque, ele mostra qual é o valor médio gasto pelos clientes.
Muitos negócios tem um alto volume de vendas, mas, um baixo faturamento. Esse tipo de situação ocorre justamente porque os consumidores compram muito, mas gastam pouco.
O ideal é que a sua empresa consiga um bom volume de vendas, mantendo um ticket médio alto. E ao observar esse indicador você pode elaborar uma série de estratégias, como, por exemplo, oferecer descontos progressivos, frete grátis, combos de produtos e outros tipos de ações.
Além disso, você pode usar esses dados para verificar o comportamento dos seus consumidores. Você pode saber desde em que época eles compram mais, até os tipos de produtos mais consumidos.
Se quiser uma dica de como colocar isso em prática, hoje existe no mercado a ferramenta RD Station Marketing, que é um software de automação, muito completo, onde você poderá monitorar esses indicadores, além de fazer a gestão completa do marketing do seu negócio, clique aqui para conhecer.
Ficando de olho nesses indicadores de desempenho para vendas, e usando eles para melhorar suas estratégias, provavelmente você conseguirá resultados ainda melhores para o seu empreendimento. Então, não deixe de usá-los.
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