Liquidação de janeiro 

Após ter um boom de vendas no Natal – a data mais importante do calendário do comércio – chega janeiro e muitos lojistas tendem a ficar desanimados com isso. Calma, não é motivo para jogar a toalha! Ao contrário, aproveite para fazer do limão uma deliciosa limonada suíça.

Nada de desânimo. O show tem de continuar, pois janeiro é tradicionalmente o mês da liquidação. E você pode continua faturando. Para isso, basta criar um bom planejamento administrativo, financeiro e promocional.

A ideia é continuar fazendo entrar dinheiro em sua loja, que ainda tem um bom estoque e peças da temporada. Sem contar, que hoje é muito comum algumas famílias combinarem de trocar presentes depois do Natal, quando os preços já estão bem diferenciados. Também têm aqueles clientes que vão às lojas para fazer trocas de peças que não serviram e quem sabe podem ver algo que os interesse e acabar comprando. Há ainda quem está de férias durante todo o mês de janeiro, que até irá viajar e, certamente, quer estar com boas peças na mala…

Para que você faça uma liquidação de janeiro que renda bons frutos, abaixo, listamos para você, lojista, algumas dicas importantes:

1- Precifique corretamente seus produtos

Não há uma regra específica para isso, mas use o seu bom senso e analise bem seu estoque e concorrência. Calcule a margem de lucro dos produtos da época de Natal e verifique quais são os descontos possíveis por produto, de forma que a diferença de preço possa ser percebida pelos clientes, sem comprometer sua lucratividade ou te fazer ter uma perda.

2- Capriche no visual

As festas acabaram. Então, mude o tom da decoração de sua loja e foque as vitrines com base nas promoções, escolhendo as peças de maior destaque. Use um adesivo bem feito ou um banner informando sobre as promoções. Utilize alguns elementos que remetam ao verão na decór ou cestas, puf, cores, flores etc.. Torne sua vitrine atraente, ainda que não seja mais festa.

3- Faça um trabalho bem organizado

Liquidação não é sinônimo de baciada, fim de feira. Organize sua loja por porcentagem de desconto. Coloque uma boa quantidade de produtos em exposição, assim, o cliente consegue ter uma visão melhor de preços baixos. Reorganize os produtos na loja.

4- Força no atendimento

Nada de vendedores com cara de ressaca pós festas e desanimados. Faça uma reunião com todos e reforce o quanto este período é importante e que terão de trabalhar com a mesma energia que usaram para o Natal. São novas oportunidades de vendas. Por exemplo, sugira à equipe que ofereça aos clientes peças que podem ser compradas com antecedência por um preço mais baixo, para outras ocasiões, como aniversários, Dia das Mães, entre outras.

5- Gere motivação para a realização de boas compras

Coloque produtos de menor valor e preço cheio em locais estratégicos para a visualização do cliente para incentivar a compra. Com uma margem de lucro mais ampla, esses itens dão um equilíbrio naqueles que têm uma  rentabilidade menor das mercadorias em oferta. Uma alternativa interessante é criar kits promocionais, oferecendo vários itens por apenas um preço.

6 – Direcione seus esforços para divulgar a liquidação

Antes de promover, é importante verificar se há peças suficientes em estoque. Afinal, isso pode te gerar problemas e já sabemos disso. Divulgue na própria loja, faça e distribua flyers (pequenos folhetos), no seu site, no seu blog, redes sociais e mande e-mail marketing para seus clientes cadastrados.  Use a liquidação para captar dados para ampliar sua mala direta; forneça cartão fidelidade com descontos, levando o cliente a voltar a comprar outras vezes.

7  – Mantenha um rigoroso controle de seu estoque

Isso deve ser feito todos os dias, sem falha e sem falta. Isto porque você terá de tomar algumas medidas, como tirar a peça que acabou da vitrine, avisar os vendedores e removê-la de todas as peças promocionais.

8 – Rotatividade na vitrine

Apresente uma rotatividade maior dos produtos que serão expostos, trocando-os todos os dias até que tudo tenha sido vendido;

9 – Faça etiquetas chamativas para os produtos em promoção

Separe-os por percentual de desconto. Isso facilita para o cliente, contribuindo para a escolha dos produtos que quer comprar.

10 – Não abuse de liquidações

Ou seja, não é para fazer sempre promoção, pois isso pode desvalorizar sua loja e seus produtos.