Ter bons vendedores é crucial para qualquer tipo de negócio. Não é diferente para uma loja de roupas em que você deve usar vária táticas para conquistar esse cliente logo de cara.  Bons vendedores conhecem técnicas, conceitos e macetes.

Eles devem ter agilidade de raciocínio, sensibilidade, destreza, senso estético, entender as necessidades de seus clientes, captar seu estilo ainda que esteja tendo contato com o cliente pela primeira vez e muito mais. Tudo isso sem ser invasivo, chato ou, pior, indiferente.

Para contratar bons vendedores para sua loja, peça indicações entre amigos ou até mesmo anuncie para captar currículos. Se tiverem experiência no setor de confecções, melhor ainda. Analise outros aspectos, como formação, tempo nas empresas, produtos que já venderam etc. Depois, chame-os para uma entrevista e analise desenvoltura, se sabe “se vender”, se fala corretamente, se comete erros de português, se mente, se cai em contradições, se tem traços negativos de personalidade, postura, imagem apresentável, educação, entre outras características.

Você pode aplicar alguns testes disponíveis na Internet para este tipo de cargo. Além disso, arrume uma caneta ou qualquer outro objeto e peça para que o candidato tente te vender aquele produto. Depois, faça uma filtragem dos finalistas e, se for o caso, chame-os para mais uma entrevista.

Ingresso do novo vendedor

Toda e qualquer empresa deveria ter um manual de procedimentos e funções para seus funcionários. Isso é muito importante para norteá-lo em tudo o que deve e o que não deve fazer.

Esse manual pode conter ainda técnicas de vendas e um descritivo das principais linhas de produtos, seus diferenciais, materiais, tamanhos etc.. Ele também deve conhecer os produtos de cada marca. Inclusive você pode usar os próprios materiais impressos e sites de cada um de seus fornecedores.

Nos primeiros dias, procure dar um bom treinamento e acompanhamento. Veja ele trabalhando para fazer uma venda, o que ele ou ela fala, como aborda o cliente, como apresenta produtos, como faz ofertas, como propõe soluções para problemas. Observe tudo e procure ir corrigindo. Caso você não possa fazer isso pela suas atividades, coloque o ou a gerente da loja para desempenhar essa função.

O ambiente de vendas é a porta de entrada e de saída para compradores, parceiros e fornecedores. Saiba que um sorriso sincero cativa muita gente.

A importância da qualificação para profissionais da área de vendas nunca devem ser subestimados. Afinal, são eles que trazem o faturamento para as empresas. Então, procure valorizá-los.

Dicas para transmitir aos vendedores

Relacionamos, abaixo, algumas boas práticas para vendedores:

  • Seja confiante;
  • Mantenha um clima de descontração – mas não exagere com intimidades ou brincadeirinhas;
  • Seja sincero e apresente possibilidades;
  • Não tente enrolar o cliente;
  • Esteja sempre bem informado sobre os produtos, preparado. Não enrole, nem invente respostas. Se não souber mesmo, busque informações e dê retorno;
  • Seja um (a) bom (a) ouvinte:um bom vendedor faz as perguntas certas sobre necessidades e expectativas  do cliente; sabe ouvir com atenção as respostas;
  • Mostre interesse em solucionar o problema ou a necessidade do cliente. Para isso crie um link de abertura para diálogo e conquiste a confiança do cliente;
  • Seja observador (a): prestar atenção ao outro é 50% da venda. A forma como o comprador se comporta na loja fala muito sobre ele. Preste atenção para captar sentimentos, expressões, inquietações, baixa autoestima, impaciência, indecisão, compulsão etc.;
  • Mostre valor:defenda os produtos do ponto de vista correto. Fale sobre suas qualidades, beleza, inspirações nas tendências de moda, tecidos, padronagem etc…
    Possui algum bom vendedor com as características/atitudes apontadas acima?
  • Gentileza – Seja gentil e atencioso em todas as fases da venda: no momento que o recebe, cumprimenta, oferece-se para ajudar, apresenta opções, ajuda a tirar dúvidas, leva o cliente para experimentar, ajuda (mas não impõe) no momento da escolha, retira a NF, encaminha ao setor de pagamento, pacote. Aproveite entregue seu cartão, ofereça um café ou uma água. Agradeça por tudo e, mais uma vez, dê uma largo sorriso.

Espero que essas dicas tenham sido úteis a você, lojista, tanto na hora de contratar vendedores como no momento de transmitir algumas dicas aos seus profissionais de vendas.