Quem trabalha com vendas já sabe, nem todos os produtos giram como a gente gostaria e alguns deles acabam ficando um tempinho a mais no estoque, seja por um pedido muito grande que fizemos ou por alguma mudança de mercado. Antes de mais nada, é importante analisar o motivo, se for por algum fator interno, tenha cuidado para não se tornar algo recorrente. De qualquer forma, ninguém está livre de apostar em alguma tendência, e de repente a febre esfriar, né? Por isso, trouxemos dicas bem amigas para te ajudar a resolver isso e vender os produtos parados em estoque.

Faça novas fotos e vídeos

Uma ótima alternativa para dar um up nos produtos parados é mudar a forma como eles são vistos. Imagine que seus clientes mais antigos já viram as mesmas fotos várias vezes, com isso, é natural que depois de um tempo eles não chamem tanta atenção. Tire novas fotos, faça novos vídeos, crie composições, mude a forma como eles são vistos e torne-os interessantes de novo.

Mostre-os para outros clientes

Ok, os clientes antigos já conhecem tudo e agora se interessam mais pelos lançamentos. E você? Também desistiu deles ou ainda oferece para os clientes novos? Pense nisso.

Dê destaque para eles na loja

Como dissemos anteriormente, para vender, é necessário mostrar. Por isso, além de oferecê-los mais, organize um lugar que dê mais destaque e veja como as vendas podem melhorar.

Ofereça algum benefício

Talvez eles precisem de um incentivo a mais para saírem do seu estoque, mas calma, isso não significa que você tenha que abaixar o preço absurdamente. Ponha na ponta do lápis o valor pago por essas peças e monte uma estratégia promocional para liquidá-las. Usar o gatilho de escassez nessas horas funciona muito bem. Independente da oferta, estipule um prazo de duração para ela. Agora veja o que vale a pena para a sua realidade e coloque em prática alguma dessas opções:

  • Compre e ganhe: ofereça um incentivo para a compra, seja algum brinde ou algum desconto para a próxima compra.
  • Percentual de desconto: selecione os produtos e aplique um percentual de desconto para essa promoção.
  • Desconto progressivo: atribua um desconto crescente na compra desse e de outros produtos da sua loja. Além de motivar o consumo, irá aumentar o ticket médio da venda.

Mesmo que você tenha que fazer alguma ação promocional para dar saída e movimentar esse estoque, não se preocupe. O mais importante é ter em mente que o valor que atualmente está parado, será recuperado e investido em novas compras e novidades para a sua loja.