O Dia dos Pais sempre é uma tradição para o comércio e a primeira grande data do segundo semestre do ano. Ter um bom resultado com ele garante que você tenha fôlego para datas maiores, como Dia das Crianças, Natal e o Black Friday. Portanto, garantir boas vendas agora te ajuda a segurar o ritmo durante os próximos meses que vem pela frente. Já está preparado?
É fundamental se preparar para o Dia dos Pais e garantir um maior rendimento das vendas nessa data. Ou seja: existem muitas possibilidades de ações e produtos específicos que você simplesmente tem que ter para vender muito e faturar alto!
Portanto se você deseja alcançar bons resultados, é necessário se adiantar e começar a se preparar o quanto antes, adotando estratégias diferenciadas para atrair os filhos que procuram por presentes. Da mesma forma conhecer bem os clientes, se antecipar às suas necessidades, preparar o estoque e atender bem são algumas das orientações básicas.
Então confira aqui 10 dicas para aquecer as vendas nessa data:
Mas se já quiser se antecipar e ver peças para o Dia dos Pais, clique aqui.
10 Dicas para vender mais no Dia dos Pais
1 – Vitrine
Aproveite a data para mudar e personalizar a vitrine e a fachada. Coloque a criatividade em jogo, tomando cuidado apenas com os excessos. Lembre-se que uma vitrine bem organizada chama muito mais atenção do que um espaço com várias informações ao mesmo tempo. Uma boa opção é trabalhar produtos para combinar entre pais e filhos – presentes com excelente saída nessa época do ano!
2 – Espaço físico
Certamente, por que não aproveitar o momento e dar uma repaginada na loja como um todo? Pense nas melhorias que podem ser feitas para promover melhor circulação de seus clientes e deixar os produtos e as ofertas mais a mostra. Talvez seja o momento de deixar produtos masculinos mais a mostra e dar mais destaque a essa categoria de produtos. Já pensou?
3 – Horário
Para atender àqueles que saem do trabalho mais tarde ou mesmo a quem deixou o presente para a última hora, pode valer a pena estender o período de funcionamento do estabelecimento – pelo menos nos dias que antecedem a data. É importante divulgar essa informação entre os clientes e, principalmente, em suas redes sociais!
4 – Kits promocionais
Fazer um “combo” de presentes a preços promocionais pode ajudar a vender mais, especialmente para quem ainda não sabe bem o que quer. Pode-se criar opções para os diferentes perfis de pais: workaholics, esportivos, intelectuais, entre outros. Uma opção também é atribuir descontos de acordo com o numero de peças: comprando o pijama do pai, o do filho tem X% de desconto, por exemplo.
5 – Vale presente
Boa opção para o cliente que ainda não decidiu o que levar, também é uma oportunidade de ganhar um novo cliente quando o papai presenteado fizer a troca do vale pelo produto. A gente sabe que às vezes, em meio a tantas opções, o cliente fica confuso com o que escolher. O vale presente pode ser uma opção!
6 – Utilize as redes sociais
Elas são as protagonistas, então, por que não abusar dessas ferramentas tão poderosas? Stories mostrando as novidades, lives com produtos masculinos. Aproveite a época para dar um pouco mais de destaque aos papais, mostre os clientes, compartilhe suas fotos. Essa conexão entre loja e consumidor não tem preço! Promoções na rede também têm se popularizado e podem ser um alternativa para aumentar ainda mais o engajamento nessa época.
7 – E-mail marketing
Também é uma opção que envolve poucos custos. É possível colocar um link de acesso ao site de sua loja, assim como o endereço da loja física e o telefone. Caso sua loja não possua loja virtual, o email marketing pode direcionar para um whatsapp e mostrar as novidades. O importante é estar presente em vários canais!
8 – Brindes
Os mimos ajudam o cliente a divulgar a marca quando carrega, por exemplo, uma caneta ou chaveiro com a logo de sua loja. Aqui, vale usar a criatividade e pensar em algo que combine com o seu público e claro, não comprometa seu lucro.
9 – Incentivos aos vendedores
Funcionários motivados são o grande diferencial do seu negócio! Em datas comemorativas, que tal pensar em incentivos para a equipe? A ideia é potencializar esse momento de compra ao máximo e aproveitar esse boa época do varejo. Um bonus extra por batimento de meta para o período pode trazer mais motivação para os vendedores.
10 – Treinamento
É importante orientar os atendentes para que eles abordem os clientes de maneira correta, oferecendo os produtos certos. Eles devem conhecer bem os artigos a venda, suas características e preços. Além de tudo, conversar com os clientes para compreender suas necessidades é essencial – de modo que o vendedor ofereça o que o cliente precisa, e não algum artigo completamente aleatório. Essa atenção no atendimento precisa ser redobrada, principalmente em datas comemorativas – já que presentes são artigos que possuem uma carga afetiva de quem presenteia.
Se preparar para o Dia dos Pais, então, está relacionado com um trabalho de identificação dos melhores produtos, treinamento da equipe, conhecer seu cliente e do que você pode oferecer como um extra pra chamar a atenção. A criatividade fica por sua conta!
Confira também um conteúdo sobre como arrasar no visual mershandising de sua loja.
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