Muitos empreendedores vivem buscando por alternativas para saber como melhorar seu PDV e, com isso, impulsionar suas vendas no mercado.
E todo esse cuidado não é por acaso. Afinal de contas, o visual do ponto de venda impacta diretamente nos resultados, e até mesmo no fluxo de clientes do estabelecimento. Você sabia disso?
Segundo especialistas no segmento de vendas, a forma como o PDV se apresenta junto ao seu público reflete diretamente a identidade e imagem da sua marca.
Sendo assim, se ele estiver desgastado, mal organizado ou até mesmo pouco atraente, vai afetar diretamente as suas vendas e, consequentemente, o seu faturamento.
Para evitar que esse tipo de problema aconteça com você, separamos nesse post cinco estratégias sobre como melhorar seu PDV. Confira!!
Adote essas 5 estratégias e descubra como melhorar seu PDV
Existem várias estratégias que você pode implementar no seu negócio para otimizar seu PDV e, assim, alavancar suas vendas. E a primeira delas é:
1. Desenvolva um projeto visual pensando no seu público-alvo
Assim como a sua identidade de marca precisou ser desenvolvida com base em um projeto, o seu PDV também precisa desse planejamento. É por meio de muita pesquisa que você saberá o que dá mais certo para o seu negócio.
Desde o tamanho mais adequado do espaço, até as cores, tudo é determinado nessa estratégia. Assim, você terá um espaço que realmente reflita a sua marca, e que também atenda as necessidades dos clientes.
2. Posicione o ponto de venda em um lugar de alto tráfego de pessoas
O posicionamento do ponto de venda faz toda a diferença. Ele precisa ficar em um lugar de alto tráfego de pessoas, mas, que também tenha consumidores dentro do seu público-alvo.
Por exemplo, colocar um ponto de venda de doces na frente de uma academia de shopping não é muito eficiente. Nessa localização, o PDV ideal seria algo relacionado a suplementos, produtos naturais e itens fitness.
Então, estude bem o posicionamento do seu PDV.
3. Sinalização eficiente
Não tem como melhorar seu PDV sem trabalhar a questão da sinalização.
Muitos empreendedores deixam de colocar preços e informações sobre os produtos achando que isso vai atrair mais consumidores movidos pela curiosidade. Mas esse é um grande erro.
Isso porque o comportamento dos consumidores mudou. Hoje eles querem informação de uma maneira rápida e dinâmica.
Se eles olharem para seu ponto de venda e não obtiverem as informações que procuram logo de cara, provavelmente não irão se interessar em parar no seu PDV para saber mais sobre o seu produto. Por isso, o ideal é investir em uma boa sinalização.
Deixe claro os valores, as condições de pagamento, as promoções e outras coisas importantes para os clientes.
4. Aposte no cross-sell
Cross-sell é uma estratégia de vendas que pode ser aplicada ao seu ponto de venda de forma eficiente. Basicamente ela consiste na sugestão de vendas complementares ou cruzadas.
Provavelmente você já viu ela sendo aplicada em locais como o Mc Donald’s, quando o vendedor pergunta “Você gostaria de acrescentar x coisa por x valor ao seu pedido”? Com essa técnica, você aumenta o ticket médio do seu PDV.
Você pode aplicar esse método já na sinalização, com promoções como “Compre mais um item e ganhe 20% de desconto na segunda unidade”.
5. Atualize ele constantemente
Por fim, uma das estratégias de como melhorar seu PDV é mantê-lo sempre atualizado. Um local desgastado, com as sinalizações sem cor, e até mesmo preços antigo é extremamente prejudicial.
Primeiramente porque passa a sensação de desleixo e falta de profissionalismo. E segundo que as chances de você ter problemas porque na plaquinha de preço está um valor, mas o produto é mais caro, são grandes.
Então faça a manutenção periódica do ponto de venda. Isso inclui desde a limpeza de vitrines, até a troca de preços e sinalizações de modo geral. Somente isso já fará uma grande diferença.
Com essas estratégias de como melhorar seu PDV, será mais fácil deixar o seu ponto de venda ainda mais atraente e chamativo. E isso irá impactar diretamente nos resultados do seu negócio.
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