Sabe aquela memória que, ao passar pela mente, imediatamente arranca um sorriso? Seja ao ouvir uma música e começar a cantarolar, ou sentir o cheiro de alguma comida que traz aquela sensação de aconchego de casa de vó. Nostalgia pura! Pronto, isso é memória afetiva! Lugares, brinquedos, filmes, programas de TV… momentos que fizeram parte da infância e que nos levam para um lugar conhecido e ativam uma reação de felicidade instantânea.

Essas memórias costumam estar ligadas a épocas e personagens importantes das nossas vidas: nossos pais, tios, avós – ou uma casa em que moramos, uma fazenda que frequentávamos, um programa aos finais de semana que costumávamos fazer juntos. As lembranças fazem bem ao coração, mas nem sempre é uma sensação palpável. 

As sensações da memória

De acordo com a psicóloga Daniela Freire, a memória define muitos traços da personalidade, principalmente no que diz respeito ao afeto. E quando falamos especificamente de memória afetiva, “falamos sobre como cada pessoa vai estruturar seu pertencimento no mundo diante dessas recordações”. 

Seja pelas cores, pelo cheiro ou pela sensação que nos trouxe, “todos os nossos sentidos tem uma caixinha de memórias”, continua Daniela. “Então comer uma comida específica, assistir a um desenho animado, ouvir uma música, sentir o tato do abraço reforçam essa lembrança da memória afetiva, que é tão sensorial”.  

Pais e filhos criando memórias

Aí se encontra uma grande oportunidade de conectar pais e filhos, por exemplo, ainda que de gerações e interesses tão diferentes. Hoje a infância está cada vez mais conectada, múltiplas telas e dispositivos. Antigamente era pé no chão, com aluguel de VHS aos finais de semana, torcendo para sua música preferida tocar na rádio. Quando dividimos o que vivemos na infância, transportamos os pequenos para uma realidade que eles nem imaginam, muito mais analógica, e que pode despertar encantamento e proximidade.

Construir esses momentos juntos, além de tempo de qualidade, criará memórias afetivas que as crianças se recordarão futuramente. E com um significado diferente: quando os pais passam suas experiências e voltam a ser criança com os filhos, a conexão de carinho é primordial para uma infância repleta de boas lembranças – que se tornarão um lugar de acolhimento no futuro.

Veggi + Warner

Inspirados nos personagens que marcaram nossa infância e criaram tantas recordações que carregamos com carinho até hoje, a Veggi anuncia com muito orgulho a parceria com a Warner, gigante do entretenimento mundial. Daqui para frente, assinaremos coleções em parceria para te vestir de boas lembranças com personagens que marcaram história. Para os pais lembrarem da infância, para os filhos conhecerem como foi a infância dos pais. Estamos ansiosos para compartilhar com vocês!